A AI que vai programar melhor que você

Como otimizar suas queries SQL Como dicionários do Python funcionam

Fala Data Hacker, seja bem-vindo a mais uma newsletter!Essa semana, nossa newsletter está recheada de assunto para todos os gostos. Hoje vamos falar sobre um dos últimos avanços da Deepmind, empresa subsidiária do Google, que criou uma AI que é capaz de programar e até completar alguns desafios de programação (sabe, aqueles que geralmente te pedem em entrevistas de emprego).Mas, eles não pararam aí. Recentemente, a Deepmind também anunciou a criação de uma inteligência artificial que está ajudando a controlar (pasmem) fusão nuclear. Quantos avanços legais em AI já tivemos nesse ano que mal começou, não é?Mas, nem só de AI vive a newsletter do Data Hackers. Você também verá aqui:

Hoje tem até dica de como ganhar no Wordle!

A DeepMind, empresa do mesmo grupo da Google, anunciou recentemente a criação do AlphaCode: uma inteligência artificial capaz de resolver problemas de competição de programação a um nível bem relevante. A AI conseguiu ficar entre os 54% melhores participantes da plataforma Codeforce. Essa é uma conquista muito interessante, uma vez que essas competições necessitam de muito conhecimento lógico, pensamento crítico e processamento de linguagem natural. (em Inglês)

O

(DigitalOcean e podcast Hipsters.tech) lançou esse texto muito legal onde fala de técnicas que você pode usar para otimizar suas queries. Tem dicas desde como criar índices até o uso do EXPLAIN. (em Inglês)

 

Um das estruturas de dados mais comuns é a hash table, também conhecido como dicionários no Python. Esse post é o conteúdo definitivo para saber como que a linguagem lida com essa estrutura de dados por debaixo dos panos. (em Inglês)

O

trouxe mais um dos seus textos incríveis, daqueles que dá vontade de pegar um café e sentar confortavelmente pra ler. Aqui ele fala um pouco sobre o papel do Staff Engineer: um profissional focado na carreira técnica e cujo a atuação varia muito de empresa pra empresa. Aqui ele dismistifica alguns pontos sobre o papel, sua atuação, e os desafios que esse profissional enfrenta. (em Português)

Ainda sobre a DeepMind, essa semana eles anunciaram a sua AI que está ajudando a controlar a temperatura dentro de um reator nuclear, que chega a níveis mais quentes que a superfície do Sol.

. (em Inglês)

Esse post da Nightingale (revista da comunidade Data Visualization Society) mostra como muita das vezes focamos nossas histórias em torno dos números ao invés da narrativa, ou seja, da história que queremos contar. Esse post contém algumas dicas muito importantes para gerarmos

storytellings

mais poderosos e eficientes. (Em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • Modelagem dimensional

  • Conhecimento em ETL/ELT

  • SQL

  • Python

  • +2 anos trabalhando na área de Dados

  • +2 anos de design, implementação e operação em bancos de dados

  • +2 anos trabalhando com bancos de larga escala

  • SQL

  • Python

  • Spark

Como usar Teoria da Informação para ganhar no WordleWordle virou uma febre nos últimos meses e tem feito parte da minha rotina (assim como as suas variantes brasileiras Letreco e Termo). O pessoal da 3B1B decidiu levar a brincadeira a outro nível, aplicando Teoria da Informação para descobrir qual a melhor palavra para começar a partida, tudo isso explicado com a didática impecável do Grant Sanderson. (em Inglês)

Enviado pelo Data Hacker Jeferson Almeida no

.

O pessoal do Visual Capitalist gerou essa visualização muito legal das empresas mais valiosas do Brasil e suas categoriais. Das 10 empresas, 5 delas são do ramo de finanças. (em Inglês)

State of Data Mesh 202223 de Fevereiro - Evento Gratuito e 100% OnlineData + AI Summit27 a 30 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso

.