As maiores tretas e polêmicas no mundo dos Dados

Como a Uber está transformando todo mundo da empresa em Cientistas de Dados

Sejam muito bem-vindos e bem-vindas a mais uma newsletter do Data Hackers! Nessa edição, você irá conferir o mais novo episódio do nosso podcast; como a Uber está criando Cientistas de Dados; viéses em algoritmos; interpretabilidade de AI; e muito mais. Vamos lá!

Nesse episódio descontraído e sem muito foco em parte técnica, nós discutimos alguns casos na indústria onde o uso de Data Science e AI não foi uma das melhores opções. Além de nos conscientizar sobre a utilização de tais tecnologias de forma ética e moral em nosso trabalho, alguns desses erros e polêmicas do passado servem para nos alertar o que pode dar errado quando decidimos aplicar tais conhecimentos na indústria.Lembrando que você pode encontrar o podcast do Data Hackers no Spotify, iTunes, Google Podcast, Castbox e muitas outras plataformas

A Uber, uma das maiores referências em Data Science no mundo, está não só focada em criar carros autônomos e incríveis soluções de AI, mas também está focando em algo tão importante quanto: a Democratização de Dados.

Franziska Bell, Diretora de Data Science na Uber, contou durante o evento

, da Venture Beat, como está sendo esse processo. Confira! (em Inglês)

 

O título desse post te deixou chocado? É exatamente esse tipo de provocação que

pretende causar em seu post e

. Joy é a fundadora da

, que luta contra bias em algoritmos e estimula o uso de datasets mais representativos e diversos para algoritmos de Machine Learning. Confira nesse post alguns dos desafios e recomendações que Joy salienta. (em Inglês)

Com recentes avanços na área de Inteligência Artificial, uma preocupação surge na cabeça das pessoas: como o algoritmo toma essa decisão? Esse tipo de pensamento gira em torno de assuntos que vão desde análise de crédito (se um empréstimo será feito ou não) até a decisão de um carro autônomo. Contudo, o quão interpretável um modelo precisa ser? É isso que esse post do Towards Data Science discute. Você concorda com ele? (em Inglês)

Nem só de distribuição normal vive o Cientista de Dados. Nesse post bem detalhado do KDNugget, Luciano Strika, do MercadoLibre, apresenta outras distribuições probabilística que fazem parte do dia a dia do profissional. (em Inglês)

A Dataviz Society é a maior - e mais incrível - comunidade focada em visualização de dados do mundo. Criada por Elijah Meeks - Engenheiro de Dataviz do Netflix - ela foca nas melhores práticas para uso e criação de visualização de dados. Recentemente, eles criaram a Nightingale: revista no Medium focada em criar conteúdos sobre dataviz. O nome é uma homenagem a Florence Nightingale, enfermeira e estatística do século 19, considerada a mãe da enfermaria moderna. Se você quer aprender tudo sobre dataviz, esse é o lugar. (em Inglês)

Privacidade HackeadaDurante nosso episódio do podcast, nós falamos sobre o caso da Cambridge Analytica, um dos casos mais graves e recentes sobre uso de dados e invasão de privacidade. O Netflix lançou no último mês "Privacidade Hackeada", que conta através de um documentário, como começou e os desdobramentos desse caso que nos impacta até hoje. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

  • SQL & Python

  • Cloud Computing

  • Experiência com Linux

  • Inglês avançado

  • XP em Data Science/Engineering

  • Ferramentas de BI (Power BI, Metabase, Tableau);

  • Python ou R;

  • SQL;

  • Estatísticas;

  • Problem-solving

Vendo figuras no céuQuando você olha pro céu estrelado, talvez você imagine algumas imagens que se formam nas constelações. Mas, já parou pra pensar o que um chinês vê quando olha para as mesmas estrelas que você? E um egípcio? E um Maori?Neste incrível trabalho da Designer de Data Visualization Nadieh Bremer, ela faz uma narrativa excelente sobre como é a percepção de diferentes povos quando olham para o céu. (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

06 de agosto de 2019

Rio de Janeiro/RJ - Gratuito

07 de agosto de 2019

Rio de Janeiro/RJ - Gratuito

12 de agosto de 2019

Impact Hub - Curitiba/PR

Obs: Os Data Hackers Pietro Oliveira e André Sionek vão participar

27 de agosto de 2019

Rio de Janeiro/RJ - R$ 38,50