Como começar (ou acelerar) sua carreira em dados em 2024? 🚀

E mais: Andrew NG lança curso gratuito de IA generativa; Canva lança série de recursos de IA para profissionais da educação; Como se tornar um Engenheiro de dados;

Fala Data Hackers! Bora pra mais uma semana com as novidades do universo dos dados?

Que a inteligência artificial tem movimentado verdadeiras fortunas pelo mundo não é novidade pra ninguém, mas pela primeira vez um brasileiro chega à lista de bilionários da Forbes graças a esse mercado: Daniel de Freitas, que fundou a Character.AI com seu ex-colega do Google Noam Shazeer, é um dos novos nomes na lista. A empresa, que acaba de levantar uma rodada de investimentos de US$ 150 mi, traz a possibilidade de desenvolver bots definindo fatores como personalidade e interesses, e ainda oferece bots que são réplicas de pessoas reais, como celebridades e personagens históricos.

Além desse novo podcast quentíssimo, hoje trazemos ainda artigos super úteis e as notícias de maior destaque na última semana.

Confira alguns dos destaques da news de hoje:

Na terça-feira você tem um encontro marcado com o Data Hackers e André Sionek, que tem toda uma carreira dedicada à Engenharia de Dados e hoje atua como Engenheiro de Software Líder na empresa Útil. Sionek vai trazer um panorama sobre os desafios que a profissão de Engenheiro de Dados exige hoje no mercado brasileiro, e como os dados da pesquisa State of Data podem te ajudar nesse desafio.

Não esqueça de clicar em “Receber notificações" para saber quando a live começa. Nos vemos lá!

O mundo dos dados está longe de ser estático: o mercado muda todos os anos, surgem novas ferramentas, expectativas e desafios. Nesse novo episódio, analisamos as perspectivas para 2024 e falamos sobre como se tornar cientista de dados nesse contexto com dois nomes de peso: Mikaeri Ohana, líder de AI e ML na CI&T, premiada pela Google e pela Microsoft por sua atuação com Inteligência Artificial e Machine Learning; e Nilton Ueda, Global Data Product Manager na Ambev, Tableau Ambassador da LATAM por três vezes e Professor do MBA de instituições como FIAP, Mackenzie e Ibmec. Se você busca mergulhar mais fundo no mundo dos dados para começar ou acelerar sua carreira no próximo ano, esse conteúdo tá quentíssimo! (em Português)

O cientista da computação e empresário Andrew NG, co-fundador do Google Brain e Coursera e um dos pioneiros da inteligência artificial, acaba de lançar um curso gratuito voltado para a IA generativa.

O curso explica como a IA generativa funciona e o que ela pode ou não fazer, além de apresentar um panorama das principais ferramentas disponíveis. A ideia é levar o público a entender o impacto da IA generativa nos negócios e na sociedade e, desta forma, desenvolver estratégias e abordagens que envolvam IA de forma mais eficiente.

(em Inglês)

Menos de um mês depois de lançar seu novo Magic Studio com tecnologia de IA, o Canva anunciou lançamento do “Classroom Magic”, versão do Magic Studio projetada especificamente para professores e alunos.

Baseada no Canva for Education, que foi lançado em 2019 e já é usado por 50 milhões de alunos e professores em todo o mundo, o Classroom Magic traz alguns dos mesmos recursos de IA do Magic Studio para as escolas e tem tudo para ser a maior introdução de IA na sala de aula no mundo até o momento.

(em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

Quer evoluir mais rápido na carreira de dados? Em uma live realizada essa semana, Mariana Rufino e Raquel Reis, da comunidade Mulheres em Dados, trazem insights sobre como se servir dos dados da State of Data, maior pesquisa sobre o mercado de dados no Brasil, para melhorar suas buscas com isso ascender mais rápido. A live é a primeira de uma série que estamos fazendo sobre a State of Data, com o objetivo de divulgar a pesquisa e levar a comunidade Data Hackers a conhecer e interagir com temas do mercado de dados. Lembrando que quanto mais pessoas responderem a pesquisa, mais preciso será o relatório. (em Português)

Um estudo mostrou que a IA generativa pode ser capaz de detectar a diabetes tipo 2 apenas ouvindo um paciente falar de 6 a 10 segundos, analisando as variações vocais dos indivíduos. O experimento, publicado no “Mayo Clinic Proceedings: Digital Health”, analisou mais de 18 mil gravações de 267 adultos, portadores da doença ou não, e mostrou uma precisão de 89% para diagnósticos em mulheres e de 86% em homens. A expectativa é que isso mude a forma como a comunidade médica rastreia o diabetes, já que os métodos atuais de detecção podem exigir muito tempo e custos. (em Português)

A IA generativa certamente vem mudando a forma como líderes de produto, engenheiros e executivos trabalham. Mas como isso está acontecendo, e quais as tendências futuras? Entre maio e junho de 2023, a Nylas ouviu mais de 1000 profissionais dos EUA para entender melhor a questão e usou as respostas para elaborar este guia, que constatou, entre outras coisas, que 2/3 dos desenvolvedores concordam que o email é o canal onde a IA generativa tem o maior potencial de ajudá-los. (em Inglês)

Os embates entre diferentes ferramentas e seus defensores são um clássico desde sempre: já houve o tempo de Postgres vs. MySQL, SSIS vs. Data Services, Kimball vs. Inmom… A batalha da vez, no entanto, parece ser entre Snowflake e Databricks, duas das plataformas mais populares para gerenciar grandes volumes de dados. Esse artigo apresenta uma análise muito bem feita com as diferenças entre o Snowflake e o Databricks, sem superficialidade. Vale conferir e ver qual se adequa melhor às suas necessidades. (em Inglês)

A pesquisa State of Data Brazil segue a todo vapor! Já foram mais de 3500 respostas que recebemos de profissionais de dados que estão nos ajudando a mapear o mercado brasileiro de dados! Mas, ainda dá tempo de você participar do State of Data Brazil! Clique aqui para participar da pesquisa (se você já havia começado ela mas não terminou, pode voltar de onde parou!).

A edição desse ano está ainda melhor, onde adicionamos perguntas relacionadas ao trabalho remoto e uso de inteligência artificial generativa. Além disso, ao finalizar a pesquisa, você terá acesso ao Guia de Carreira em Dados: um relatório detalhado com informações sobre carreiras, salários, formações e tudo mais que você precisa para montar seu plano para crescer na área de dados!

O State of Data Brazil é uma iniciativa da comunidade Data Hackers com a Bain & Company. Como nos anos passados, ao final vamos disponibilizar os dados da pesquisa (sem informações pessoais, é claro) além de um relatório detalhado com as maiores descobertas que tivemos esse ano. Já preencheu a pesquisa? Que tal nos ajudar compartilhando ela com seus colegas e grupos que participar?

E aí, podemos contar com seu apoio? Acesse www.stateofdata.com.br/newsletter e participe!

DICA DE VÍDEO

Como a Inteligência Artificial está mudando a cadeia de consumo? Neste podcast, Lucas Brossi e Felipe Flamozzini, da Bain & Company Brasil, abordam questões como as aplicações práticas que a IA pode ter no varejo e na indústria e o quanto essas aplicações podem melhorar a eficiência dos processos, o papel que a IApode desempenhar na personalização da jornada do consumidor e os desafios envolvidos em tudo isso. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

São Paulo - SP - Híbrido

  • Forte base teórica em Machine Learning, experiência prática na construção e implantação de modelos;

  • Python (com boas práticas de programação);

  • Experiência com infraestrutura em nuvem;

  • Familiaridade com o ciclo de vida de um modelo de ML e capacidade de executar diferentes tarefas nesse ciclo;

  • Capacidade de construir um serviço que expõe um modelo de ML para consumo por outros apps;

  • Disposição para aprender novas ferramentas e linguagens;

  • Inglês avançado ou fluente.

Remoto

  • 3 anos ou mais de experiência in Data Engineering, Data Analytics ou áreas correlatas;

  • 2 anos ou mais de experiência trabalhando com ferramentas de transformação de dados como DBT;

  • Conhecimento em bancos de dados e SQL com habilidade para preparar, processar e transformar dados;

  • Experiência com modelagem de dados, processos ETL/ELT e soluções de data warehousing;

  • Experiência com linguagem de programação como Python;

  • Inglês fluente (entrevistas em inglês);

  • Familiaridade com ferramentas de BI (diferencial).

MEME DA SEMANA

Obs: Siga nosso canal do slack para mais memes como esse.

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Dado o crescimento rápido das economias emergentes e as oportunidades que elas podem representar para os investidores, vem a pergunta: quais os riscos de se investir no exterior, e como esses riscos podem ser analisados? Para ajudar a responder, esse dataviz mostra o risco de cada país ao redor do mundo com base nas análises do professor Aswath Damodaran, da New York University Stern School of Business. (em Inglês)

  • 8 de novembro - Online

  • 14 de novembro - Online

  • 21 de novembro - Online

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opinião sincera...

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Logo