• Data Hackers Newsletter
  • Posts
  • Data Science no Exterior: Veja como é a carreira e os perrengues enfrentados pelos brasileiros lá fora ✈ 🌎

Data Science no Exterior: Veja como é a carreira e os perrengues enfrentados pelos brasileiros lá fora ✈ 🌎

Guia do Google para melhores práticas em Machine Learning

Fala Data Hacker, preparado para mais uma edição da sua newsletter favorita? O assunto principal de hoje vai para aqueles que estão interessados em entender melhor quais as oportunidades de carreira para um cientista de dados no exterior. Para entender melhor sobre esse assunto resolvemos convidar duas brasileiras que trabalham na área de Data Science fora do Brasil para o mais recente episódio do podcast do Data Hackers.No episódio elas dão dicas de como se preparar para uma carreira fora do Brasil, contam um pouco de como é o dia a dia lá fora e dos perrengues que já passaram e falam também das oportunidades de trabalho e estudo que existem no exterior.E só está começando! Na news de hoje vamos mostrar as melhores práticas da Google para desenvolver modelos de ML; trazer um tutorial para fazer gráficos incríveis no PowerBI utilizando o R; falar de Data Storytelling, algoritmos baseados em grafos, falar de Deep Learning e muito mais.

A Alura é a mais nova apoiadora da nossa comunidade e está oferecendo 10% de desconto em seus planos para todos os membros do Data Hackers!Com apenas uma assinatura, você terá acesso aos mais de

800 cursos da plataforma

, incluindo as incríveis Formações Completas de Data Science e Machine Learning, onde você vai poder aprender as técnicas mais relevantes para atuar na área de Data Science e fazer projetos práticos para incluir no seu portfólio. Aproveite esse desconto que é por tempo limitado!

Já pensou na possibilidade de trabalhar com Data Science fora do Brasil? Esse foi exatamente o assunto que abordamos no mais recente episódio do podcast do Data Hackers e para falar sobre o tema convidamos duas mulheres incríveis que já estão trilhando caminhos fora do Brasil. As convidadas da vez foram a cientista de dados Dania Meira, que mora na Alemanha e trabalha na MyToys Group e a doutoranda em estatística Bruna Wanderwald que mora na Irlanda onde também faz seu doutorado. Juntas elas contaram um pouco de como é trabalhar e estudar Data Science na Europa, como conquistar a tão sonhada vaga de emprego lá fora, como se preparar para a mudança e até mesmo dos perrengues que elas passaram nessa trajetória.Para ouvir nosso podcast basta acessar esse linkLembrando que você pode encontrar o podcast do Data Hackers no Spotify, iTunes, Google Podcast, Castbox e muitas outras plataformas.(Obs: nosso podcast é sempre em português!)

Que tal se ninguém menos que o Google dividisse com você quais as melhores práticas para desenvolver algoritmos de Machine Learning? 

Esse

que inclui textos, vídeos e links externos, apresenta mais de 40 regras para ter os melhores resultados em projetos e produtos de ML. (em Inglês)

 

Sabia que é possível utilizar todo o poder das bibliotecas gráficas do R (até mesmo ggplot2) para otimizar seus dashboards do PowerBI?

Nesse tutorial o analista de dados, Antônio Júnior, mostra como integrar o PowerBI com o R e fazer gráficos incríveis e interativos utilizando a biblioteca ggplot2.

é uma excelente forma de aumentar seu leque de soluções em Dataviz!

 (em Português)

Se você deseja melhorar suas técnicas em Data Storytelling não deixe de ver esse post que reúne uma série técnicas voltadas para a criação de apresentações incríveis baseadas em dados. O post possui muitos exemplos práticos e dicas. (em Inglês)

A maioria dos Cientistas de Dados ainda não está muito familiarizado com algoritmos baseados em grafos. Nesse post são apresentados 5 algoritmos desse tipo e suas aplicações práticas na solução de problemas. (em Inglês)

Um dos grandes desafios de qualquer pessoa que trabalhe com Data Science é conseguir interpretar adequadamente as correlações entre as variáveis de um conjunto de dados. Apesar de ser um conceito aparentemente simples, sua interpretação é muito complexa e em muitos casos leva as pessoas a tomada de decisões erradas. Esse artigo propõe algumas estratégias para interpretar melhor essa estatística e evitar conclusões erradas. (em inglês)

Muita gente diz que com o avanço dos algoritmos de Deep Learning  diversas profissões que conhecemos hoje serão substituídas por máquinas, mas pouca gente espera que a profissão de Desenvolvedor de Software esteja nessa lista. Esse artigo mostra que nem mesmo os desenvolvedores estão imunes a essa evolução (pelo menos os que continuarem trabalhando da mesma maneira de sempre), uma vez que é possível até mesmo treinar redes neurais para converter mockups em linhas de código. (em Inglês)

Machine Learning no Mundo Real: Estudos de Caso, Técnicas e RiscosA InfoQ resolveu disponibilizar um compilado de artigos envolvendo cases de Machine Learning no mundo real. O material conta com 6 artigos sobre diferentes temas como SVM, Séries Temporais, Otimização de Modelos etc. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

  • Ensino superior em Matemática, Estatística, Engenharia de Software ou cursos relacionados;

  • 10+ anos de experiencias com áreas de BI, Analytics, Data Science ou Engenharia de Dados;

  • 5+ anos de experiência gerenciando pessoas dentro de uma das áreas de. BI, Analytics, Engenharia de Dados;

  • R, Python ou SAS;

  • Mestrado e/ou doutorado em Estatística e/ou áreas correlatas (IA e/ou ML e/ou DL);

  • Conhecimento sólido de softwares estatísticos e programação (R | SPSS | Python | SQL | etc);

  • Conhecimentos em tecnologia de Apache Hive e/ou Programação distribuída (Spark);

  • Experiência em visualização de dados e no uso de APIs de Machine Learning (Azure ML, TensorFlow, Keras, AWS Machine Learning, H2O, Scikit-learn, NLTK, Word2vec e outros);

30 anos de desmatamento da Amazônia, em mapas e gráficosUm dos temas mais debatidos nas últimas semanas foi o desmatamento da floresta amazônica, o polêmico assunto foi amplamente divulgado nas redes sociais e compartilhado por muita gente famosa. O problema é que mesmo os famosos (incluindo chefes de estado e a turma de Hollywood) pareceram cair em diversas Fake News, compartilhando imagens que não tinham relação nenhuma com os eventos atuais. Diante disso a equipe do Nexo Jornal resolveu utilizar os dados para entender o tamanho do problema e terminou disponibilizando um guia completo sobre o assunto, incluindo gráficos e fotos de satélites. Vale muito a pena conferir, afinal estamos cansados de sermos bombardeados por tantas fake news, certo? (em português)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

17 de setembro de 2019

DB1 Global Software - Maringá/PR - Gratuito

05 e 07 de setembro de 2019

Shopping Passeio das Águas - Goiânia/GO - Ingresso R$ 120

Obs: Nosso community manager Marlesson Santana será um dos palestrantes

18 - 20 de novembro de 2019

UFBA - Salvador/BA