- Data Hackers Newsletter
- Posts
- O ChatGPT não para... Chegou atropelando tudo e já está cheio de novidades! 💬
O ChatGPT não para... Chegou atropelando tudo e já está cheio de novidades! 💬
Lançamento dos resultados da pesquisa State of Data Brazil; RFC, ADR e Postmortem: entendendo a documentação técnica nas empresas; Um Trello com muitos materiais organizados para engenheiros de dados avançarem na carreira;
Fala Data Hackers, o "ano de janeiro 2023" já passou, que tal começar fevereiro acompanhando as principais novidades da área de dados?
O grande destaque de hoje vai para o assunto que não quer calar... ChatGPT! Quando a gente pensa que a hype vai passar eles lançam outras novidades incríveis que não podíamos deixar de dividir com vocês.Outro ponto importante é que o lançamento dos resultados da tão aguardada pesquisa State of Data Brazil já tem data e horário marcado e gostaríamos muito de contar com a sua participação nesse momento tão importante para a nossa comunidade.Além disso, temos outros assuntos bem legais, dê uma olhada:
A espera acabou! Se você está curioso para saber os resultados da mais recente pesquisa State of Data Brazil, já coloca na agenda, o lançamento será dia 08/02 as 20h numa live no canal do youtube do Data Hackers!A pesquisa State of Data é o maior panorama do mercado de trabalho em dados no Brasil e é realizada pela comunidade Data Hackers e pela Bain & Company. A pesquisa já está em sua 3ª edição e contou com mais de 4.200 respondentes espalhados por todo o país. Na live vamos falar sobre vários tópicos:
Salários atualizados na área de dados em 2023
Dicas de carreira para quem busca o primeiro emprego
Dicas para quem quer ser promovido
Tendências de tecnologias na área de dados em 2023
Profissões em alta
Hard Skills e Soft Skills em destaque na área
Trabalho remoto na área de dados
Trabalho no exterior
A pesquisa é um projeto realizado com muita dedicação e conta com o apoio de dezenas de comunidades de dados do Brasil, nos ajude a compartilhar essa live para que chegue em todos os profissionais de dados! (em Português)
Nas últimas semanas você deve ter ouvido falar muito ChatGPT, e a notícia agora é que provavelmente você vai continuar ouvir falando disso por muito tempo.A mais recente novidade é que a Microsoft divulgou essa semana o lançamento do Teams Premium, a versão mais robusta do seu serviço empresarial de comunicação (chat, reunião etc) e o que gerou maior expectativa é que a partir de junho o sistema será totalmente integrado ao ChatGPT. Segundo a Canaltech, o novo serviço premium deve oferecer uma série de recursos como legendas traduzidas em tempo real, geração de atas de reunião automaticamente, recomendação de planos de ação e destaques personalizados. O ChatGPT deve dar destaque aos momentos-chave da reunião e dar encaminhamento a decisões, marcando-as como tarefas para serem executadas.Além disso, os destaques de reunião serão ampliados para incluir marcadores de linha do tempo, mostrando quem falou o quê durante a reunião, quando algo foi dito e o momento exato do vídeo. Esses indicadores serão organizados de forma inteligente com base nos seus colegas de trabalho, assim será possível ver o que o seu gerente ou coordenador falou durante uma reunião. Tudo isso gerado de forma 100% automática.A pergunta que não quer calar: Será esse o fim do: "Mas eu não disse nada disso" ?Bom, vamos aguardar para ver como realmente vai funcionar, mas essas novidades prometem revolucionar a forma que fazemos e documentamos reuniões, trazendo mais produtividade para as empresas, um exemplo real de como a IA pode ser utilizada para gerar valor (e redução de custos) para os negócios.Além disso, o ChatGPT está na mídia por outros assuntos:
(em Português)
Nesse podcast as lideranças de dados da Hotmart batem um papo descontraído, contando os detalhes por trás da criação da cultura analítica da empresa, mostrando como conseguiram espalhar por toda a empresa boas práticas em dados e como tudo isso vem refletindo em fortes impactos no negócio.
No episódio falaram de diversos tópicos como:
- Como a área de dados começou
- Primeiros desafios
- Ferramentas utilizadas
- Como a área expandiu com o crescimento da empresa
- Perrengues que enfrentaram ao longo dos anos
O podcast ficou bem descontraído e conta com a participação de dois dos fundadores do Data Hackers (Lages e Paulo). (em Português)
No primeiro episódio de 2023 do Staff+ Podcast, Paulo Vasconcellos, Flávio Clésio e Marlesson Santana conversam com um convidado mais do que especial que é o Marco Aurelio Ribeiro (carinhosamente conhecido como Matador) sobre Documentação Tecnica, em especial sobre:
RFCs (Request for Comments — Requisição para Comentários)
ADR (Architecture Design Record — Registro de Decisões Arquiteturais)
Revisão de Incidentes: Post Mortem.
Foram discutidos algumas das especificidades de cada uma dessas documentações técnicas, seus objetivos, e como essas são benéficas para uma cultura de engenharia, independentemente do tamanho do time técnico. E aí, bora mergulhar nesse assunto? (em Português)
Nesse Artigo muito interessante publicado na Forbes, é feita uma análise das reais razões por trás da recente onda de demissões em massa que tem ocorrido principalmente nas big techs, para isso analisaram os dados de mais de 50 mil demissões que aconteceram em 2023. Os resultados em parte são temas já citados, mas também ocorreram descobertas surpreendentes, vale a pena conferir o artigo. (em Português)
Esse foi um dos primeiros testes da gigante do streaming em utilizar AI em larga escala em animes e aconteceu no Japão. Devido a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para a produção dos seus animes Netflix resolveu experimentar uma abordagem baseada em AI e utilizou a tecnologia de geração de imagens para as imagens de fundo da produção, foi aí que a confusão começou. O tweet atraiu críticas instantâneas dos fãs que achavam que a Netflix estava usando IA para evitar o pagamento de artistas humanos. Essa tem sido uma grande discussão desde que a IA de geração de imagens decolou no ano passado, já que muitos artistas veem as ferramentas como antiéticas - devido ao treinamento feito com imagens em massas coletadas sem a devida autorização (e sem pagar nada por isso) - o que leva a reduzir ainda mais os custos e desvalorizar os trabalhadores. (em Inglês)
A Data Hacker Layla Comparin, que atualmente trabalha como Senior Data Engineer, fez um trabalho incrível, organizando um Trello público que contém centenas de materiais relacionados a engenharia de dados, num verdadeiro guia de carreira. O Trello conta com dicas, artigos, materiais, cursos e certificações nos principais tópicos relacionados a DE, como programação, bases de dados, modelagem, processamento de dados, qualidade, segurança, privacidade e muito mais. (em Português)
Com o crescimento do uso de produtos baseados em dados e algoritmos, também vem crescendo os casos do uso indevido de informações, sejam eles intencionais ou não, levando a casos de discriminação e falta de ética. Nesse artigo, Jonas Dieckman propõe uma abordagem alternativa para compreender melhor o que está por trás dos vieses algoritmos e como evitá-los. (em Inglês)
Esse é o típico post 2 em um. Além de entender a fundo quais as tecnologias mais utilizadas por Hackers e como o uso dessas tecnologias veio mudando com o passar do tempo, nesse artigo você ainda vai poder acompanhar, passo a passo, como os dados foram obtidos e como essa extensa análise de dados foi realizada. (em Inglês)
8 estruturas de dados por trás dos bancos de dados modernosO mais novo vídeo do canal ByteByteGo trás uma análise bem legal de 8 diferentes tipos de estruturas de dados mais comuns atualmente, explicando como cada uma delas funciona. (em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
Sólida experiência em projetos de engenharia de dados;
Experiência com arquitetura em Cloud;
Experiência em processamento de dados em arquitetura de micro-serviços;
Inglês avançado;
Sólidos conhecimentos em ferramentas de visualização de dados (preferencialmente Tableau);
Experiência em projetos de combate a fraude;
Conhecimentos em modelos de Machine Learning incluindo algoritmos de clusterização e classificação;
SQL;
Quem mais ta se sentindo assim levanta a mão!
Nessa visualização simples e interessante o time do Nexo Jornal resolveu analisar os dados de busca de brasileiros no google pela palavra praia. Com os dados em mãos conseguiram desenvolver uma dataviz simples e objetiva, mostrando a sazonalidade em que o brasileiro busca colocar o "pé na areia" durante o ano. (em português)
07 de fevereiro 18h - 100% online e gratuito
08 de fevereiro 20h - 100% online e gratuito
09 de fevereiro 9h am - 100% online e gratuito
Últimas turmas - Fevereiro de 2023 - Diversos cursos a preços acessíveis (R$ 60 a R$ 500)Obs: O programa também conta com alguns cursos gratuitos.
Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso