Como começar a carreira em Data Science

Como o Liverpool utilizou dados para ganhar a Champions League

Vocês pediram e o seu podcast de data science favorito atendeu: essa semana nós iremos falar sobre carreiras em ciência de dados! Venha entender como você pode começar na area de data science e machine learning, como desenvolver novos aprendizados e até como garantir aquele primeiro emprego na área.

E mais: conheça o basômetro; como criar um modelo de machine learning com fklearn; e entenda como o Liverpool utilizou dados e tecnologia para vencer o campeonato. Vamos lá?

Nesse episódio, nós convidamos os Data Hackers Claudiane Rodrigues — Data Scientist na MaxMilhas— e Gilberto Titericz — Kaggle Grandmaster e Lead Data Scientist na Ople.ai— para bater um papo sobre como eles começaram na carreira, como fazem para aprender algo novo, e quais dicas dão para quem está iniciando na área.

O que está esperando? Corre para

! (em Português)

*Lembrando que você também pode ouvir nosso podcast no

,

,

,

ou no

 de sua preferência.

O Liverpool foi o vencedor da Champions League 2019. Além de uma estratégia bem definida, um dos melhores técnicos do mundo e um time de elite de jogadores, o Liverpool contou com um outro grande aliado na campanha: Ian Graham, um físico teórico formado na Universidade de Cambridge. Dentre suas ações, o físico utilizou matemática para identificar possíveis contratações para o time. Confira um pouco mais dessa história. (em Português)

 

Nesse post de três partes do Data Hacker Leonardo Kury, ele mostra como coletar, explorar e criar uma versão inicial de um modelo que tenta prever a quantidade de eleitores que vão abster de seu voto, ou seja, a quantidade de eleitores cadastrados que deixam de comparecer à seção eleitoral no dia das eleições para registrar seu voto. (em Português)

Membros do Google Brain acabam de lançar a versão Open-source de um simulador de jogos de futebol. Nesse projeto (compatível com bibliotecas como o Gym, do OpenAI) você poderá treinar seus agentes em diferentes cenários, como cobrança de escanteio, passes, contra-ataques, ou simplesmente pode deixar duas AI diferentes jogarem umas contra as outras. Confira! (em Inglês)

Nesse post criado no Medium do Data Hackers pelo Juliano Oliveira, ele mostra como utilizou a biblioteca de machine learning do Nubank para criar um modelo que classifica tweets. Tá imperdível! (em Português)

Já falamos aqui na news sobre como a OpenAI Five (time de bots criado pela OpenAI) venceu os campeõs mundiais de Dota. Nesse post, os autores desse projeto contam um pouco mais sobre os desafios que tiveram para chegar no modelo final dos bots. Para você ter uma ideia, a versão que venceu o atual campeão mundial jogou o equivalente a 45 mil anos de Dota, e demorou 10 meses para ser treinada completamente. (em Inglês)

Como fazer amigos e influenciar pessoasMencionado durante nosso episódio, esse verdadeiro clássico é uma aula sobre como se relacionar com pessoas. Com mais de 70 anos desde seu lançamento, esse livro ainda é uma grande referência para aprendizado, tanto na vida profissional quanto pessoal. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

  • Python, R, ou Java

  • Spark

  • Machine Learning

  • Boa comunicação

  • Boas práticas de desenvolvimento de software

  • Superior completo

  • SQL

  • Estatística

  • Spark

  • Machine Learning

Basometro: quanto apoio o governo tem?O pessoal do Estadão fez esse incrível trabalho de coleta e visualização de dados da câmara para criar uma ferramenta que monitora votos dos deputados para medir o tamanho da base aliada. Além de mostrar como foi esse mesmo efeito para outros presidentes, como Temer, Dilma, e Lula, todo o projeto está com código aberto no Github do Estadão. (em Português)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

24 a 26 de junho de 2019

São Paulo/SP - A partir de R$ 494

*Obs: Esse valor é com o 

 para os Data Hackers!

Lembrando que vamos fazer um 

10 a 14 de junho de 2019

João Pessoa/PB - R$ 495