- Data Hackers Newsletter
- Posts
- Como criar uma cultura data-driven do zero 📊
Como criar uma cultura data-driven do zero 📊
O cara que criou um post fake usando GPT-3... e enganou geral
Fala, Data Hacker! Pronta para mais uma newsletter pra começar bem a semana? Hoje nós iremos falar sobre como uma empresa tradicional está mudando sua forma de tomada de decisão; como uma pessoa criou um texto falso com uma AI que enganou milhares de pessoas; e como você pode fazer pessoas não-técnicas te ouvirem. Sem mais delongas, vamos logo para a news!
No novo episódio do podcast do Data Hackers nós conversamos com a XP Inc. para entender como eles estão mudando a cultura tradicional de uma das gigantes do mercado financeiro e a transformando em uma empresa orientada a dados. Lembre-se que o Data Hackers é um podcast quinzenal que você pode ouvir gratuitamente em qualquer player de podcast, como Spotify, iTunes, Google Podcast, Castbox e muitos outros (em Português)
Você sabe o que é preciso fazer para priorizar tarefas e projetos corretamente?
, ele apresenta um framework que Cientistas de Dados podem se beneficiar para saber onde deve direcionar seus esforços. (em Inglês)
A gente tenta parar de falar do GPT-3, mas parece que ele não deixa de nos surpreender. Dessa vez, um estudante teve a brilhante ideia de criar um blog post usando a tecnologia da OpenAI. Até aí tudo bem, mas o engraçado ocorreu em seguida, onde o post dele bombou no Hacker News, atingindo o primeiro lugar no ranking, sem as pessoas saberem que o texto foi escrito por uma AI. (em Inglês)
O Data Hacker Marcel Ribeiro-Dantas escreveu esse post sobre Continuous Machine Learning, explicando desde os conceitos básicos até como você integra DVC e Github Actions no seu pipeline. (em Inglês)
If you're a data scientist who works with not-so-technical stakeholders, how do you think about getting them to listen to you, trust your analysis, and follow your suggestions? Especially when they may have strong opinions based on small samples or more limited evidence.
— Sean J. Taylor (@seanjtaylor)
12:36 AM • Jul 25, 2020
Cientistas de Dados geralmente possuem uma interface grande com o negócio, entendendo suas necessidades e criando soluções de dados e Machine Learning. Muitas das vezes, o
modus operandi
desse profissional é obscuro para
stakeholders
não tão técnicos, necessitando de uma comunicação mais leve e simples. Confira essa thread do Twitter para conferir uma discussão muito interessante sobre o assunto. (em Inglês)
Para muitas empresas, experimentação é algo essencial para garantir o crescimento e inovação, vide exemplos como Booking, Pinterest, e Uber. A Stitch Fix também possui essa cultura e nesse post eles contam como foi criar sua própria plataforma de Testes AB e experimentação. (em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
Inglês
Programação (VBA, Python, etc.)
SQL
Experiência em mercado financeiro
Experiência de implementação utilizando Big Data e Analytics (Hadoop, MapReduce Spark)
ETL
SQL e NoSQL
Experiência com computação em nuvem (AWS, Azure)
Recentemente eu li esse livro e gostei tanto dele que decidi escrever um post no meu blog só falando sobre ele.Escrito por Ken Watanabe, Problem Solving 101 tinha uma proposta inicial de atingir um público infanto-juvenil, mas fez tanto sucesso que se tornou um best-seller. Se você quer conhecer formas mais simples de resolver problemas, esse livro é pra você. (em Português)
"Eu sou uma piada pra vocês?"
E se todos os mortos por Covid-19 fossem seus vizinhos?Dica do Data Hacker Rodrigo Teoria no nosso Slack, esse trabalho primoroso da agência Lupa mostra o que aconteceria se todas as vítimas do Covid-19 fossem seus vizinhos. Em um momento que muitas pessoas estão furando a quarentena e deixando de adotar o distanciamento social, esse tipo de trabalho é capaz de fazer uma pessoa refletir. (em Português)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]
25 de agosto de 2020 às 19:00 - Evento online gratuito
24 e 25 de Agosto de 2020 - Evento online gratuito
30 de Novembro a 18 de Dezembro de 2020 - Evento online gratuito