Data Scientist: o trabalho não tão sexy do século 21

O brasileiro que emigrou para a Alemanha como Data Engineer Como AI pode acabar com legendas em filmes

Fala, Data Hacker! Começamos mais uma semana cheia de conteúdo para os amantes de dados! Essa semana nós vamos trazer um texto polêmico, mas que traz uma justa percepção sobre o papel do cientista de dados na indústria.Além disso, nossa próxima live tem dia e hora para começar, onde vamos dar um status sobre a pesquisa State of Data Brazil, vamos sortear mais adesivos e falar sobre um tema que está recebendo bastante atenção nas últimas semanas: estamos vivendo em uma bolha no mercado de dados?E mais, ainda nessa edição você vai conferir:

Na próxima quinta-feira, dia 03/02 às 20h vamos fazer uma live exclusiva no canal do Data Hackers no Youtube para debater e analisar o crescimento da área de dados, altos salários e dar nossa percepção se estamos vivendo em uma bolha. Além disso, vamos dar um status sobre o andamento do relatório da State of Data Brazil.É um bate papo imperdível, onde você vai poder contribuir com suas perguntas ao vivo e no final vamos sortear adesivos da comunidade. Se inscreva no canal e ative as notificações para ser avisado na hora da live!

Acho que está pra existir uma profissão que tem mais debates sobre sua área de atuação do que a do Cientista de Dados. Não é a primeira vez que vemos posts sendo criados explicando o que significa ser um Data Scientist, qual sua área de atuação, ou as habilidades que possui.Nesse post de Emily Thompson, ela traz sua visão sobre o tema, mostrando como a indústria aparentemente não entendeu ainda o que esse profissional faz, ou as expectativas que contratar um gera. (em Inglês)

O brasileiro Cássio Bolba realizou o sonho de trabalhar no exterior. Nesse post, ele conta um pouco de sua história, motivação, e dá dicas para quem está buscando uma oportunidade semelhante. (em Português)

 

Bryan Walsh traz uma lista muito interessante sobre a globalização do entretenimento e como AI pode ajudar em dublagem, destacando empresas que estão utilizando AI para sintetizar áudios, progresso que tem sido feito, e até as preocupações que isso gera (por exemplo, Deep Fakes em áudio). (em Inglês)

Julia tem ganhado vários adeptos ao redor do mundo, e é colocada por muitos como uma linguagem ótima para Machine Learning. No passado, uma das desvantagens de Julia eram as poucas opções de bibliotecas feitas pela comunidade para lidar com Machine Learning, com muitas coisas precisando ser feitas a mão. Mas, e hoje? Como está Julia?

endereça muitas questões interessantes. (Em Inglês)

Executar testes em código de Machine Learning e Data Science é um trabalho peculiar. Diferente de testes em software tradicionais, onde o processo é determinístico, quando falamos de dados, esse processo é probabilistíco (vide quando precisamos retreinar um modelo, por exemplo). Contudo, há algumas coisas que podemos fazer, e nesse post de Peter Baumgartner ele traz dicas muito interessantes que podemos usar. (em Português)

Se tem uma frase que assusta muita gente é "precisamos atualizar a versão do banco". Bancos de dados são estruturas altamente complexas e atualizações de versões são trabalhos complexos e que precisam de muito planejamento, afinal, dependendo do banco que você precisa atualizar, você tem a chance de derrubar a empresa inteira (literalmente). O pessoal do Shopify recebeu esse desafio e

que detalha seu plano de atuação, seus desafios e o processo de atualizar o MySQL da empresa. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • Ensino superior completo

  • Python

  • Conhecimento em técnicas de modelagem (classificação, regressão, clustering, etc.)

  • SQL

  • Conhecimento em Cloud (GCP ou AWS)

  • Git

  • Conhecimento em Cloud

  • Conhecimento em Data Lakes

  • Spark e Databricks

  • ETL/ELT

  • Git

  • SQL

  • Python

  • Postgres

  • SQL Server

SQL é importante para Cientista de Dados? Por que aprender SQL?A Kizzy, do canal Programação Dinâmica fez um vídeo muito legal explicando a necessidade de saber SQL para profissionais de dados, trazendo exemplos práticos de tipos de conhecimento que precisam ter para processos seletivos. Confiram! (em Português)

E se eu botar um adesivo,

?

Aos poucos, países e economias estão voltando a reabrir, depois dos lockdowns e restrições que a pandemia trouxe. Nesse post do Visual Capitalist, eles trazem uma análise muito interessante mostrando quais países estão se recuperando mais rápido e como as pessoas aderindo as medidas de distanciamento estão ajudando nisso. (em Português)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]

Live do Data Hackers - Vivemos uma bolha no mercado de Dados?03 de Fevereiro - 20h - Evento Gratuito e 100% OnlineBônus: Sorteio de adesivos da comunidade Data HackersSemana Como se tornar um Cientista de Dados, da Let's Data31 de Janeiro a 04 de Fevereiro - Evento Gratuito e 100% OnlineApply(): Conferência de Machine Learning Engineering da Tecton10 de Fevereiro - Evento Gratuito e 100% Online