6 habilidades essenciais para um Data Scientist avançar na carreira 👊👊👊

Mais de 30 projetos de Data Science aplicados ao mundo real

 

Fala Data Hacker, já passamos de 80 newsletters e a comunidade continua super engajada... Então, pronto para mais uma? Quase todos os dias nos deparamos com pessoas preocupadas sobre as habilidades que as empresas buscam nos cientistas de dados. Pessoas que estão à procura de uma nova oportunidade ficam confusas quando se deparam com a diversidade de requisitos nas vagas, por outro lado pessoas que já estão atuando na área ficam perdidas sem saber aonde focar seus esforços de aprendizagem para se desenvolver.Sendo assim, resolvemos trazer como post principal dessa news um artigo falando do tema, onde a autora analisa dados de mais de 100 empresas para descobrir quais as habilidades essenciais para um Data Scientist.E não paramos por aí! Trouxemos um portfólio com mais de 30 projetos de pesquisa de Data Science aplicados (projetos brasileiros!), vamos discutir sobre o uso de IA no combate a corrupção, falar sobre ferramentas de AutoML, hiperparâmetros e Data Lakes. Ou seja... temos muito assunto hoje. Que tal começarmos logo?

Sim, a imagem acima foi proposital. Se você já assistiu o filme Inception (em português: A Origem) o primeiro post de hoje tem uma proposta que relembra algumas cenas do filme. Seria possível utilizar técnicas de Data Science para mapear as habilidades mais requisitadas na carreira de Data Science?Pois foi exatamente isso que a autora do post se propôs a fazer. Com base em anúncios de vagas de 100 empresas de 4 diferentes países, Genevieve Hayes fez um estudo para tentar descobrir quais eram as habilidades essenciais para essa carreira.O resultado é muito interessante e foi dividido em cada uma das 3 áreas do famoso diagrama de venn de Data Science. E você já sabe quais são essas habilidades? Ou ainda acha que um cientista de dados é um Unicórnio? ( Obs: o post é em inglês)

O Data Hacker Juliano Garcia de Oliveira resolveu tocar num assunto delicado e importantíssimo para o futuro da democracia, o uso de inteligência artificial no combate a corrupção dos governos.

o autor propõe uma discussão sobre o cenário atual da corrupção no mundo e sobre algumas das iniciativas que utilizam de técnicas de Data Science e Machine Learning para o combate a corrupção. (em Português)

 

Você ainda é aquele tipo de pessoa desconfiada que acha Data Science interessante, mas no fundo ainda não acredita na sua aplicação prática? Pensando em pessoas com esse perfil resolvemos dar destaque ao

- Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas a Indústria.

O site já conta com mais de 30 projetos de pesquisa e em cada um dos projetos eles possuem vídeos de alta qualidade explicando os passos envolvidos. Um excelente material para se inspirar!

 (em Português)

O Data Hacker Arthur Lamblet Vaz fez um post mostrando os principais passos necessários para encontrar a melhor combinação dos hiperparâmetros do seu modelo de ML e otimizar o modelo. (em Português)

Cython é um passo intermediário entre Python e C/C++ que te permite escrever linhas de código em Python que com algumas modificações podem ser convertidas em códigos em C, segundo o autor essa estratégia pode deixar seus algoritmos muito mais rápidos. (em Inglês)

Tem interesse por Auto-ML mas não sabe por onde começar? Agora você pode utilizar esse guia antes de escolher uma ferramenta. Ele explica os 3 tipos mais comuns de softwares de Auto-ML e possui uma listagem com as principais ferramentas. (em inglês)

Muita gente fica completamente perdido ao tentar configurar um data lake o que pode acabar provocando retrabalho e desperdício de tempo. A ideia desse post é ser um guia dos primeiros passos na construção de um data lake na AWS. (em Português)

Introdução ao jornalismo de dadosA dica de curso dessa semana é muito especial. O Data Hacker Álvaro Justen se juntou a alguns dos maiores especialistas em dados abertos e jornalismo de dados do Brasil como Natália Mazotte, Adriano Belisário e Rodrigo Menegat para criar um curso de introdução ao jornalismo de dados gratuito e 100% em português. Vale muito a pena conferir! (em Português)Obs: Se você ainda não tem conhecimento sobre o tema indicamos que você ouça o episódio 9 do podcast do Data Hackers onde entrevistamos o Rodrigo Menegat e tivemos um bate papo descontraído sobre o assunto.

VAGAS DA SEMANA

  • Ensino superior em Engenharia, Estatística, Economia ou Administração;

  • Conhecimentos em modelagem estatística;

  • SAS, SQL, R ou Phyton;

  • Experiência com análise de dados;

  • Tableau;

  • Python ou R.;

  • Inglês avançado;

  • Excel avançado;

Utilizando Data Storytelling para contar a história da carreira da Serena WilliansSerena Willians é uma das maiores jogadoras de Tênis de todos os tempos (possivelmente a maior). Seu histórico de títulos é tão grandioso que é bem difícil de contar uma história que passe por todas as suas conquistas. A equipe do Dremio topou o desafio, e não só contou a história dela mas traduziu essa história para o mundo dos dados, através de um data storytelling totalmente interativo. Vale MUITO a pena conferir esse post sensacional. (em inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

14 de agosto de 2019

CargoX - São Paulo/SP - Gratuito

19 de agosto de 2019

Nubank - São Paulo/SP - Gratuito

Obs: As inscrições vão estar abertas no dia 16/08 às 12:00

20 de agosto de 2019

SebraeLab - Goiânia/GO - Gratuito

30 de agosto de 2019

MAxMilhas - Belo Horizonte/MG - Gratuito