IA chega à edição de vídeos com novidades incríveis 🎥

E mais: Lei escrita por IA é aprovada na Câmara de Porto Alegre; Será que a linguagem R está em declínio?

Fala Data Hackers! Com o ano quase acabando, bora pra mais uma semana com o que está rolando de mais quente no mundo dos dados?

Já imaginou uma ferramenta que criasse animações de alta resolução com base só em comandos de texto? Várias empresas vem trabalhando em iniciativas nesse sentido, dentre elas a Meta e a Stable Diffusion, mas na semana passada foi apresentada a primeira ferramenta que efetivamente possibilita isso: o Pika, desenvolvido pela startup Pika Labs. Além de falar desse lançamento, trazemos notícias como a aprovação de um projeto de lei escrito por IA na Câmara de Porto Alegre e um artigo sobre as limitações da linguagem R que podem determinar seu declínio.

Confira outros destaques da news de hoje:

Neste momento, mais de 5.100 profissionais responderam a pesquisa State of Data Brazil 2023! 🎉 Com a ajuda de cada um dos participantes, superamos o volume do ano passado e batemos a meta de alcançar 5 mil respostas nesta edição.

Nosso muito obrigado a todos que participaram, e um aviso: na próxima terça-feira, dia 05/12 ás 19h, faremos uma live exclusiva para abordar os próximos passos da pesquisa e realizar o sorteio, ao vivo, de kits da Data Hackers!

Falta pouquíssimo tempo para encerrarmos a submissão de respostas da maior pesquisa sobre o mercado de dados já feita no Brasil. Se você respondeu, ótimo, mas se não, você tem até o dia 05/12!

Preencha a pesquisa em: www.stateofdata.com.br/newsletter

Na última terça-feira (18) foi apresentada a versão 1.0 do Pika, um criador e editor de vídeos com base em comandos de texto que é capaz de processar em questão de segundos uma animação de alta resolução com base em uma descrição de poucas palavras. A ferramenta, cujas animações podem ser geradas com efeitos diferentes como 3D, anime ou realista, foi desenvolvida pela Pika Labs, startup fundada por dois estudantes do Laboratório de IA da Universidade de Stanford com experiência tanto em cias de IA quanto na Meta. A startup fechou recentemente uma rodada de investimentos que totaliza US$ 55 milhões e que tem entre os investidores CEOs de grandes empresas como a Quora. (em Português)

2023 tem sido um ano muito especial aqui para a comunidade Data Hackers, com novos conteúdos, novas iniciativas e novas parcerias.

Um dos momentos de destaque do nosso ano foi a parceria com a Ambev Tech! Para relembrar um pouquinho de tudo que rolou a turma da Ambev preparou esse resumo com as iniciativas e conteúdos.

Vale a pena conferir!

A linguagem R é ótima para a Análise de Dados: possui uma curva de aprendizado tranquila, é fácil de configurar, pode apresentar resultados imediatos e tem um grande número de ferramentas e pacotes matemáticos. Mas também tem suas limitações, principalmente quando se precisa de algo mais pro lado desenvolvedor (desenvolvimento em nuvem, escalabilidade, deep learning…).

Neste artigo, o professor de um curso que ensina sobre dados usando a linguagem R conta que a cada ano tem considerado passar a usar outra linguagem pra ensinar - e explica porque, além de analisar o real uso de R e aquilo que enxerga como sendo os principais problemas dessa linguagem.

(em Inglês)

Um projeto de lei redigido pelo ChatGPT foi aprovado por unanimidade na Câmara de Porto Alegre. Apresentado pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), o projeto isenta moradores de cobrança sobre a substituição do medidor de consumo de água caso o objeto seja furtado, e o uso de IA generativa só foi revelado depois que a lei foi aprovada e sancionada.

Não é previsto qualquer impedimento do uso dessas ferramentas (que até outro dia sequer existiam), e até agora não houve qualquer objeção ou tentativa de reversão da aprovação. O vereador que preside a casa, no entanto, fala em “precedente perigoso”.

(em Português)

OUTROS TÓPICOS

Tão importante quanto fazer boas análises é saber apresentá-las, e daí todo o destaque que Data Storytelling tem tido. Mas me conta uma coisa: você já leu sobre Data Storytelling e viu exemplos de histórias bem contadas, mas tem dificuldade de associar as duas coisas? Realmente pode ser difícil conectar números a representações quanti ou qualitativas e assim criar uma narrativa que realmente passa a mensagem que queremos. Este artigo apresenta exemplos práticos definir os destaques (‘highlights’) de uma análise para dali criar uma narrativa. (em Português)

O AWS Re:invent, que teve sua edição de 2023 na última semana em Las Vegas, é uma conferência em que a gigante Amazon, que vem investindo em empresas de IA como a Anthropic e oferece acesso a LLM’s como Llama 2, apresenta suas novidades, que passam por novas parcerias, mais funcionalidades de IA generativa e novos modelos de IA. Confira tudo que rolou! (em Inglês)

Para quem trabalha com dados, é sempre interessante entender como grandes organizações organizam seus dados, certo? Aqui encontramos o Lakehouse da gigante Adidas, que é um framework Spark escrito em Python que serve como um recurso escalável e distribuído para vários algoritmos de lakehouse, data flows e funcionalidades de produtos de dados. (em Inglês)

Os Chief Data Officers (CDO’s ou Diretores de Dados) são profissionais nomeados para liderar uma organização rumo ao sucesso baseado em dados. Uma enorme responsabilidade em um momento em que todas as empresas buscam se tornar mais centradas em dados e a IA generativa traz novas perspectivas com enorme potencial. A AWS fez uma parceria com grandes líderes que exercem essa função e a MIT CDOIQ, maior comunidade global de CDO’s, e elaborou um relatório que permite entender melhor como essa função está evoluindo, quais são as principais prioridades e obstáculos e como os CDOs estão lidando com a IA generativa. Vale conferir! (em Português)

E se metrificássemos todos os dados da rotina de uma pessoa e os analisássemos? Foi isso que o autor desse artigo fez por um ano, naquilo que chamou de “o experimento que consumiu mais tempo em sua vida até hoje”. Os resultados, no entanto, permitiram uma série de insights sobre como as pessoas em geral lidam com os hábitos, além de demonstrarem como a ciência de dados pode ser usada para analisar praticamente qualquer coisa. (em Inglês)

DICA DE VÍDEO

Os Large Language Models (LLMs) são o componente técnico principal por trás de ferramentas de IA generativa como ChatGPT, Claude e Bard. Mas o que exatamente são eles, e quais as possibilidades, limitações e desafios desse novo paradigma computacional? Nesta introdução de uma hora, o cientista da computação Andrej Karpathy (com passagem pela Tesla e hoje na OpenAI) apresenta definições, comparações e analogias com sistemas operacionais atuais, além de questões ligadas à segurança desse novo recurso. Imperdível! (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

Belo Horizonte - MG - Híbrido

  • Formação superior em Ciência de Dados, Engenharia de Dados ou áreas relacionadas;

  • Experiência como Data Product Manager, incluindo o desenvolvimento e lançamento de produtos bem-sucedidos;

  • Ter trabalhado em interface com times de dados (Engenharia, Business Intelligence ou Data Science);

  • Sólidos conhecimentos em análise de dados, coleta de dados, modelagem de dados e ferramentas de análise.

Remoto

  • Análise de dados de séries temporais, estatística e modelagem, algoritmos e bibliotecas de aprendizado de máquina;

  • SQL, Python e/ou R, Java e/ou Scala;

  • Projetos de ML/IA, da prototipagem a entrega do modelo;

  • Frameworks de orquestração e stack de MLOps;

  • Ferramentas de devops (Docker, CI/CD);

  • Técnicas tradicionais (classificação, regressão, clustering, testes A/B);

  • Cloud computing (Preferencialmente AWS e/ou Azure e/ou GCP) e ferramentas de versionamento (GitHub);

  • Ferramentas de análise e visualização de dados (PowerBI, PowerApps, Report Builder).

MEME DA SEMANA

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Que o Brasil foi formado por gente de diversos outros países, todos nós aprendemos na escola. Mas como foi a dinâmica da imigração ao longo do tempo? Quais imigrantes chegaram primeiro, e quão numerosos eles eram? Como tem sido a imigração nos últimos anos, em que temos recebido gente de países como Venezuela e Haiti? Este vídeo apresenta, com números e de forma bastante ilustrativa, a dinâmica da imigração no Brasil de 1500 até hoje. Interessante enquanto dataviz, e super válido pra entender melhor o país em que vivemos. (em Inglês)

  • 2 de dezembro - Rio de Janeiro - RJ

  • 13 de dezembro - Online

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opinião sincera...

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Logo

trução