- Data Hackers Newsletter
- Posts
- Transição de carreira para a área de dados: Ainda vale a pena fazer uma migração de carreira para a área de dados em 2024? 😵💫
Transição de carreira para a área de dados: Ainda vale a pena fazer uma migração de carreira para a área de dados em 2024? 😵💫
Conheça os 5 passos necessários para a transição de carreira para a área de dados
Em janeiro de 2021, fizemos um post sobre transição de carreira para a área de dados e desde então foi um dos nossos posts mais populares, quase 20 mil pessoas leram o post e várias delas engajaram e comentaram com o conteúdo, um ponto curioso é que mais de 70% das pessoas que comentaram no post naquela época, hoje são profissionais que atuam na área de dados o que nos mostra que talvez as dicas tenham ajudado elas nesse processo.
Imagem gerada com o uso de inteligência artificial no ideogram.ai
Diante disso resolvemos voltar a falar desse assunto, trazendo números atualizados do mercado de trabalho em dados, novas dicas e tentar responder a pergunta:
Será que mesmo após todo esse tempo, ainda vale a pena migrar a carreira para dados em pleno ano 2024?
Antes de começar o post, precisamos fazer alguns combinados…
Esse não será um post motivacional: As redes sociais estão inundadas de conteúdos motivacionais, e quando o assunto é migração de carreira o mais comum é que o post venha trazer mais esperança e prometer que todos vão conseguir atingir seus objetivos sem muitos obstáculos pelo caminho. O objetivo desse post é exatamente o contrário, queremos compartilhar uma visão realista de transição de carreira e contar com detalhes os desafios que você vai precisar enfrentar pelo caminho caso decida seguir nessa direção. A parte motivadora é que geralmente as pessoas que conseguem fazer a migração colhem bons frutos, tanto em relação a satisfação no trabalho quanto em aspectos de salário e evolução de carreira. (A coisa mais difícil é encontrar alguém infeliz por ter feito uma migração de carreira para a área de dados). Mas… Prepare-se para um choque de realidade!
Não sou um especialista em RH, carreira nem nada disso: Esse ponto é muito importante de deixar alinhado. Não encare esse post como uma verdade absoluta, essa foi a minha experiência, outras pessoas podem ter experiências diferentes. Tudo que estou compartilhando é da minha própria experiência na área de dados, tanto como um dos fundadores da comunidade Data Hackers, quanto como executivo/gestor (já contratei centenas de profissionais de dados, muitas em processo de transição e entrevistei milhares).
Use meu post com moderação, entenda como uma opinião ou conselho de alguém que tem certa experiência na área.
30%+ das pessoas que leram e interagiram com esse post começaram a atuar na área de dados em até 18 meses, leia até o final para não se arrepender depois!
Tudo que vou falar nesse post são conclusões que obtive com minha própria experiência na área, trabalho ativamente com análise de dados desde 2007, vi profissões como Data Science, Data Engineering e Analytics Engineering surgir do zero (e participei de discussões e polêmicas a cada novo cargo), fui um dos responsáveis pela criação e realização das 4 edições da pesquisa State of Data Brazil (o maior mapeamento do mercado de trabalho BR em dados) e gasto boa parte do meu tempo livre (nos últimos 5+ anos) desenvolvendo iniciativas para a comunidade de dados através do www.datahackers.com.br.
Mesmo assim, entenda esse post como uma opinião pessoal ou conselho de alguém que está a algum tempo imerso na área de dados - Use tudo aqui com muita moderação.
*Obs: Esse post é exclusivo para os assinantes da newsletter Data Hackers. (O cadastro é totalmente gratuito).