- Data Hackers Newsletter
- Posts
- Nova GPU da Nvidia com problemas de superaquecimento🔥
Nova GPU da Nvidia com problemas de superaquecimento🔥
E mais: As diferenças entre Polars e Pandas que ninguém comenta; Coisas sobre Postgres que eu queria ter aprendido antes; As IA open-source que você deveria conhecer
Se inscrever | Parcerias | Podcast | Blog
Fala Data Hackers! E aí, simbora abrir essa última semana de novembro com as notícias que tem agitado o mundo dos dados?
Essa é a newsletter do Data Hackers, a melhor forma de iniciar a semana por dentro das principais novidades do mundo dos dados e AI.
Aproveitando, esses são alguns dos destaques de hoje:
P.S.: Ainda não é assinante da newsletter? Clique aqui para se inscrever gratuitamente
A pesquisa State of Data Brazil 2024 está no ar, e mais de 3.400 profissionais de dados já preencheram suas respostas! 💡
A pesquisa está em sua 5ª edição e nos últimos anos ela tem ajudado a comunidade a entender melhor a evolução da área de dados no Brasil.
1️⃣ Em 2020/2021: Descobrimos juntos que os salários médios dos profissionais de dados cresceram 40% durante a pandemia.
2️⃣ Em 2021/2022: Observamos que as novas oportunidades para profissionais iniciantes, ajudaram a tornar a área um pouco mais diversa, crescendo em 25% a proporcão de mulheres na área (porém ainda bem distante de um cenário de equidade)
3️⃣ Em 2022/2023: Vimos que +45% dos profissionais de dados ainda trabalha no modelo remoto, mas a preferência da maioria dos profissionais é pelo modelo Híbrido flexível
4️⃣ Em 2023/2024: Entramos a fundo no tema Gen AI, e descobrimos que mais de 60% das empresas de tecnologia já está investindo em projetos relacionados ao tema, porém na grande maioria dos casos são iniciativas descentralizadas e com poucas diretrizes vindo da estratégia da empresa e alta liderança.
Esta pesquisa é a maior fonte de informação que temos no Brasil hoje sobre carreira e salários dos profissionais de dados, sua ajuda é fundamental para conseguirmos continuar avançando com esse projeto.
Além disso, ao participar da pesquisa você vai poder:
Receber o Guia Data Hackers, um ebook com mais de 30 páginas de análises sobre o mercado de dados
Ganhar acesso gratuito aos dados anonimizados da pequisa ao final, para fazer suas próprias análises
Ajudar toda a comunidade
Participe da pesquisa, não leva nem 10 min!
Recebemos dois líderes globais do BEES, a plataforma B2B da AB-InBev que tem transformado completamente a forma com que verejistas de todo o mundo fazem suas compras usando tecnologia.
Juntos, nossos convidados compartilharam histórias marcantes de como construíram suas carreiras em dados, dando orientações para quem busca se destacar na área e dicas de como se manter à frente em um mercado de dados em constante evolução.
Neste episódio do podcast Data Hackers, conheçam Bruno Vianna — Diretor Global de BEES Personalization; e Daniel Casares — Diretor Global de Data & Analytics no BEES ; que recebemos para uma conversa inspiradora sobre tecnologia, dados e inovação no universo do BEES, plataforma B2B da Ab-InBev que está revolucionando a indústria de bens de consumo.
Do campo ao copo, a inteligência artificial faz parte dos mais diversos processos de uma das maiores empresas de bebidas do mundo, e nós podemos provar!
A convite da Ambev Tech, visitamos recentemente a Cervejaria Ambev Águas da Serra, em Guarulhos (SP). Por lá, tivemos a experiência de conhecer os processos de produção de cerveja, apresentados por um mestre cervejeiro, e também entender como machine learning e a inteligência artificial fazem parte desse contexto, tudo isso apresentado pelo time de dados e tecnologia da empresa.
Vem conferir, em primeira mão, tudo sobre essa visita!
Curtiu saber mais sobre o papel da Ambev Tech? A área de dados está em constante crescimento e possui oportunidades nas frentes de Engenharia e Ciência de Dados:
Está em busca de insights para impulsionar sua carreira na área de dados? Então essa live é para você! Vamos explorar estratégias essenciais para se destacar no mercado, desde um perfil de LinkedIn atrativo até as melhores práticas para entrevistas técnicas.
O que você vai aprender:
- Como estruturar e destacar seu LinkedIn para recrutadores.
- Dicas práticas de preparação para entrevistas na área de dados.
- Insights de especialistas sobre o que o mercado busca em um profissional de dados.
- Exemplos práticos para se posicionar estrategicamente na sua jornada de carreira.
Junte-se a nós nessa conversa repleta de dicas valiosas e participe ao vivo com suas perguntas!
📅 Data: 26.11.2024 (terça-feira)
⏰ Horário: 20h
📌 Não perca! Ative o lembrete agora no YouTube do Data Hackers.
Você já se perguntou como grandes volumes de dados podem ser organizados e recuperados de maneira eficiente em aplicações de Inteligência Artificial? 🔎
Nessa edição especial do Supletivo Data Hackers, convidamos Breno Funicheli para explorar os bastidores do ElasticSearch e OpenSearch, duas ferramentas poderosas que estão revolucionando o modo como tratamos Recuperação de Informações Aumentada (RAG) e aplicações de IA Generativa.
📅 Data: 28.11.2024 (quinta-feira)
⏰ Horário: 20h
📍 Transmissão ao vivo no canal do Data Hackers no YouTube.
💡 Não perca! Essa é sua oportunidade de explorar casos reais e dicas para quem quer começar, com um dos especialistas mais experientes da área.
👉 Ative o lembrete e participe da live!
Muito tem se falado sobre a biblioteac Polars e as diferenças entre ela e a Pandas, mas quase ninguém tem comentado sobre as diferentes funções de agregações. Este artigo expõe porque o recurso de agregações em grupos do Polars oferece bem mais possibilidades do que o do Pandas, fazendo antes toda uma introdução sobre funções de agregação e agrupamento. (em Inglês)
Neste artigo, a engenheira de software do Dropbox Hazel Bachrach reúne tudo que gostaria que tivessem contado a ela antes de trabalhar com um banco de dados Postgres. E muito desse conteúdo pode ser aplicado a outrosbanco de dados SQL, inclusive. (em Inglês) | Episódio do podcast Pod&Dev, da Hotmart, onde eu debato com meus amigos Douglas Martins Mendes e Daniel Oliveira de Brito sobre as diferentes IA open-source que se encontram disponíveis hoje e quais os cuidados, desafios e oportunidades que elas envolvem. Além de abordar as diferenças entre IAs open-source e proprietárias, destacamos cuidados para o uso dessas ferramentas e damos dicas de como trazê-las para sua empresa e aproveitá-las ao máximo, além de indicarmos projetos que vale a pena acompanhar. (em Português) |
OUTROS TÓPICOS
O ChatGPT está começando a funcionar com outros apps de computador: nas últimas semanas, a OpenAI anunciou que o ChatGPT para macOS agora pode ler código em aplicativos de codificação VS Code, Xcode e TextEdit, o que acaba com a necessidade dos desenvolvedores de copiar e colar seu código no ChatGPT, que no entanto ainda não consegue escrever código diretamente em aplicativos, como fazem Cursor ou GitHub Copilot. O recurso de ler apps ainda está longe de ser um AI agent, mas, segundo a OpenAI, pode ser um passo fundamental na construção de um. (em Inglês)
Cerca de 3 meses atrás, um juiz dos EUA decidiu que, ao garantir que seu próprio mecanismo de busca seja a escolha padrão em dispositivos, o Google violou a lei antitruste, negando aos rivais a oportunidade de competir. Agora, o Departamento de Justiça enviou a um juiz federal uma série de propostas para nivelar o campo de atuação nas pesquisas, incluindo a venda do Chrome. A empresa respondeu ao pedido com uma longa postagem no blog em que descreve a proposta como “impressionante”. (em Inglês)
A GPU Blackwell, anunciada pela Nvidia em março, pode ter seu lançamento atrasado devido a problemas. Segundo o portal The Information, o problema estaria no rack projetado pela empresa para conectar GPUs, que estaria levando as unidades a superaquecimento. A empresa estaria redesenhando repetidamente os racks, o que pode levar a atrasos nas remessas de servidores GPU e na abertura de novos data centers para clientes como Google, Microsoft ou Meta. (em Inglês)
Se tem uma coisas que eu não esperava assistir esse ano era um vídeo do Ben Affleck falar sobre Inteligência Artificial… E falou com muita propriedade, diga-se de passagem. Esse vídeo viralizou essa semana, e eu pessoalmente gostei muito da forma como ele se posicionou sobre as vantagens e limitações do uso dessa tecnologia no cinema. Você pode assistir o vídeo completo aqui. (em Inglês)
DICA DE LIVRO
Quem me acompanha há mais tempo já sabe que eu sou maluco pelo canal do YouTube 3Blue1Brown: linguagem divertida, animações incríveis e uma didática impressionante para explicar conceitos de matemática avançada, física e ciências da computação fazem o canal se destacar entre os inúmeros do canal. E, dessa vez, em mais um vídeo fantástico, eles trazem uma breve introdução sobre modelos de linguagem. Vale conferir. (em Inglês)
VAGAS DA SEMANA
Remoto | Remoto |
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Quem usa muito o X (antigo Twitter) tem uma vaga ideia da enorme dimensão dessa rede social, com base em dicas e pistas, tweets perdidos que escapam da contenção e encontros casuais nas respostas de um perfil popular, por exemplo, sem no entanto ver um mapa da coisa de verdade. Não é possível fazer um mapa do X, já que não há dados disponíveis, mas é possível fazer do BlueSky, rede que tem crescido muito pelas questões políticas envolvendo o X e sua proibição no Brasil. É justamente isso que esse Dataviz apresenta. (em Inglês)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS
30 de novembro - Recife-PE
Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.
Quer fazer uma parceria com a comunidade Data Hackers?
Amplie a visibilidade da sua marca e produto entre as principais lideranças em dados, garantindo que suas iniciativas atinjam diretamente as maiores referências em dados e inteligência artificial do Brasil.
Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?Pode dar sua opinião sincera... |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |