- Data Hackers Newsletter
- Posts
- Cientistas e Engenheiros de Dados: É muito amor 💑 💞
Cientistas e Engenheiros de Dados: É muito amor 💑 💞
Como balancear o trampo num time de dados? (Em Inglês)
Quantas vezes você teve que parar pra explicar como funciona um time de dados pro seu gestor? É complicado né... Essa news é pra você imprimir e sair evangelizando a galera! Trouxemos um texto explicando como que é necessária a paridade entre Cientistas e Engenheiros pra evolução data-driven dentro de uma empresa e também um artigo incrível falando da obrigatoriedade de Engenheiros e políticas de democratização, a fim de aumentar exponencialmente a produtividade de um time de Dados. E mais: Dados do Facebook com R, a plataforma open-source brazuca de IA e várias vagas bacanas! =DE exclusivo pra comunidade: conseguimos aquele desconto maroto pro Big Data Week!Um dos maiores eventos sobre Big Data do mundo vai estar em São Paulo, nos dias, e a gente do Data Hackers conseguiu um desconto exclusivo pra vocês :) Vai lá pro final da news e segue o link!
Notamos em
que, das 10 vagas anunciadas na última semana no canal #jobs,
mais da metade
são de Engenheiros de Dados!
Será que isso é uma tendência?
A Laurel Brunk da
, empresa que criou um SaaS do
, uma das ferramentas mais utilizadas hoje para orquestração de ETLs, escreveu sobre essa necessidade de 1 Engenheiro / 1 Cientista de Dados.
No texto ela lembra que 60
% do tempo do Cientista de Dados hoje é limpando e organizando dados.
Também lembra da importância da Democratização de Dados e a urgência do reconhecimento do papel do Engenheiro de Dados nas organizações. Leitura imperdível! (Em inglês)
Quem nunca perdeu meio sprint fazendo dashboards e reports não-planejados atravessados pela Diretoria/Gerência?? Nesse texto, o pessoal do Statbot escreve boas práticas que podem limar essa situação de dentro do seu time de dados!
Plataforma e cultura self-service e boas ferramentas são essenciais! Se liga aí!
Tio Mark já sabe e você também: o Facebook é uma mina de ouro pra Cientistas de Dados não é? A gente sabe de API e SDKs em PHP, JS e Swift que o Face disponibiliza pra consumir dados da plataforma. Mas e o R?? Tem também!
Se liga nesse guia do pessoal do Curso R sobre como conectar à API usando o RFacebook!
Não sei se você sabe, mas a
, o maior e-commerce do Brasil, por trás de marcas online da Americanas e Submarino, desenvolveu uma plataforma pra resolver vários de seus problemas diários com Data Science e IA e abriu o código! É o
!
Nesse video, o Daniel Takabayashi, Arquiteto de Software na B2W, faz todo um overview sobre porque decidiram construir e abrir o código do Marvin, além de mostrar toda a arquitetura da plataforma e executar um hands on no final.
Sempre que se fala em vizualização de dados na web, sempre lembram do
. Mas o D3, apesar de ter TODO tipo de visualização possível, anda não tem uma biblioteca conhecida com componentes montadinhos bonitinhos pra web. Vamos te apresentar uma alternativa: o
Apex Charts
!
O Apex é perfeito praquele dashboard de admin que você tanto quer fazer mas não tem grana pra desembolsar aquela nota no template.
.
VAGAS DA SEMANA
2 anos de exp. em BI, SQL avançado, Bigquery, Logstash, Airflow, Inglês Avançado.
Experiência na área de DA e ML, ter feito palestras e vídeos é um
plus
.
Graduação em Exatas, Estatística, SQL Avançado, Ferramentas de Dash (Metabase, Redash...)
Superior em Exatas. 4 anos de Exp em Data Science. Java, C++, Python/R, scikit-learn/mllib, Inglês fluente.
Aos amantes de cafeína: escolham suas armas!Quem é desenvolvedor, cientista ou engenheiro e não é movido a café, que atire a primeira pedra! Nesse artigo incrível do Jornal Nexo são compilados diversos tipos de bebidas e seus níveis de cafeína. Tem até chimarrão! Olha que legal :)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS
23 de Agosto
Belo Horizonte/MG - GRATUITO
20 de Outubro de 2018
São Paulo/SP - Valor COM DESCONTO: R$ 260,91