O BI está morto (?)

Como o algoritmo do TikTok sabe dos seus gostos;  Por que Cientistas de Dados não deveriam precisar saber Kubernetes;

Fala, Data Hacker! Seja bem-vindo a mais uma newsletter! É praticamente impossível entrar em discussões sobre dados e não bater na velha (e válida) pergunta: o BI vai morrer? Já entrei nessas discussões onde os argumentos são desde "Porque temos Big Data" até outros motivos mais válidos, mas o post de destaque na news de hoje traz uma visão muito interessante sobre a nova forma que fazemos BI, onde o que antes era um único e monolítico software que dominava tudo, se torna agora pequenas partes que compõe o todo.E mais na news de hoje:

Benn Stancil é um cara que curto muito ler os textos, por mais ferozes que eles parecem em alguns momentos (não é a toa que sempre que ele lança um post novo, ele anuncia "Vamos brigar" no seu Twitter). Dessa vez, ele faz uma leitura muito interessante sobre o momento que o BI está no mundo, usando como analogia o efeito que a Salesforce causou nos anos 2000 quando disse que "O software está morto": o BI ainda existe e provavelmente existirá por muitos anos, mas a forma que ele está sendo feito vem mudando (e para melhor). (em Inglês)

O The Wall Street Journal fez uma investigação profunda no aplicativo TikTok, ao criar dúzias de contas automatizadas para consumir milhares de vídeos e entender como o algoritmo entende os seus gostos. (em Inglês)

 

Chip Huyen (Professora de Stanford, ex-Netflix, Nvidia, e Snorkel AI), traz mais um dos seus excelentes textos, onde dessa vez fala sobre a necessidade de data scientists não só conhecerem, mas criar e dar manutenção em infraestrutura para modelos de ML. (em Inglês)

Em outra matéria dessa semana, o The Wall Street Journal mostrou documentos do Facebook que comprovam que eles tinham conhecimento que o Instagram é tóxico para meninas jovens. O R7 fez uma matéria sobre o assunto. (em Português)

O Data Hacker

 nos trouxe um post muito completo sobre como avaliar a qualidade de dados em seu data lake e trazer mais confiança ao seu negócio. Ele apresenta como usar a ferramenta AWS Deequ para atuar nessa frente. (em Português)

"Muitas pessoas conseguem levantar 1 kilograma, mas tem dificuldades para levantar 100. Da mesma forma, muitos conseguem escrever algumas linhas de código em Python ou R, mas tem dificuldades para escrever centenas" (em Inglês)

Uma nova biblioteca para você usar bancos SQL em Python, que foca em simplicidade e alta compatibilidade. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • EXP em análise de dados

  • Perfil analítico e capacidade de resolução de problemas

  • SQL

  • Excel

  • Tableau, Power BI, ou similares

  • Comunicação e apresentação

  • Graduação em área técnica (Tecnologia, Negócios, Matemática, Economia, etc.)

  • Conhecimento dos processos de Ciência de dados

  • Conceitos básicos de estatística aplicada

  • Conceitos básicos de gestão de produto

  • Ótima comunicação com stakeholders e com o time

DeepMind lança curso de Reinforcement Learning gratuito no YoutubeSabe a DeepMind? Aquela empresa do Google que criou a AI que venceu os campeões mundiais de Go e Dota? Aquela que resolveu um problema de 5 decadas da biologia? Pois é, eles lançaram um incrível curso de Reinforcement Learning no Youtube, onde vão ensinar os básicos das técnicas mais usadas na indústria. (Em Inglês)

"snapshot.jpg"

Nessa visualização, o pessoal do Statista trouxe algumas incríveis estatísticas sobre o que aconteceu em apenas um minuto na Internet em 2021. Por exemplo, a cada minuto, o TikTok recebia 5 mil downloads, e o Whatsapp trafegava mais de 69 milhões de mensagens. Bem impressionante. (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]

22 de Setembro - Evento Gratuito e 100% Online

21 de Setembro- Evento Gratuito e 100% Online

22 a 24 de Setembro- Evento Gratuito e 100% Online

28 a 30 de Setembro - Evento Gratuito e 100% Online