Passo a passo para aprender sobre Agentic AI em 2025 🪜

E mais: Bots de AI ameaçam inundar Instagram e Facebook. Vem aí a era dos AI influencers?; Agentic AI x Generative AI: Entenda as diferenças e os impactos

Fala Data Hackers! Feliz ano novo! E aí, bora pra primeira newsletter do ano, pra ficar ligado no que tá rolando no mundo dos dados?

Essa é a newsletter do Data Hackers, a melhor forma de iniciar a semana por dentro das principais novidades do mundo dos dados e AI.

Aproveitando, esses são alguns dos destaques de hoje:

P.S.: Ainda não é assinante da newsletter? Clique aqui para se inscrever gratuitamente

Pra abrir bem o ano, um novo episódio do podcast Staff+ pra você!

Nessa conversa, Paulo Vasconcellos, Flávio Clésio e Marlesson Santana falam sobre os pontos altos e baixos do que rolou em 2024 no mundo de IA, dados e tecnologia, tanto no Brasil quanto no mundo.

Além disso, eles aproveitaram para colocar seus chapéus de videntes e trazer as previsões para o que acontecerá no próximo ano.

A Agentic AI é a grande aposta tecnológica para 2025, por sua capacidade de tomar iniciativas e se adaptar a toda uma série de situações, o que eleva os agentes de IA um nível acima dos modelos de IA generativa e lhes dá a capacidade de mudar o jogo. E aqui você encontra um guia completo com os cursos que você precisa fazer se quiser aprender a construir agentes de IA, desde o nível básico até o avançado. Ouro puro! (em Inglês)

A Meta anunciou planos de encher o Facebook e o Instagram com bots gerados por IA, com o objetivo de aumentar o envolvimento de seus 3 bilhões de usuários. Esses personagens de IA teriam perfis, biografias e capacidade de gerar conteúdo, e seriam identificados por rótulos.

Esse movimento acompanha outras companhias como Snapchat e TikTok, que também lançaram ferramentas generativas de IA para atrair novos usuários, e ocorre no momento em que a empresa introduz bots para rastrear a web e coletar dados. (em Inglês)

A IA generativa vem mudando o mundo e o mercado de trabalho com sua capacidade de gerar texto, responder a perguntas e ajudar em muitas tarefas. Mas ela é basicamente reativa, e não consegue planejar ou se adaptar a situações de mudança. Já a Agentic AI é diferente, e pode mudar o jogo.

Com capacidade de tomar iniciativas, definir metas e aprender com suas experiências, a Agentic AI tem um potencial enorme, e deve ter um impacto decisivo nos próximos anos. Este artigo expõe as diferenças entre esses tipo de IA e no que elas pesam. (em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

Se você ainda não conhece o Téo Calvo e nunca seguiu seus conteúdos na Twitch e Youtube, faça isso agora! Téo Calvo é uma das maiores referências do Brasil quando o assunto é ensinar sobre o mundo dos dados, e faz isso gratuitamente, além disso ele é um grande parceiro da comunidade Data Hackers. A lista de cursos desse ano já tem datas marcadas e vai focar em Git, ML, Estatística, Python, Pandas, Data Platform e muito mais. (em Português)

O relatório DORA 2024 apontou algo surpreendente: apesar da IA ter possibilitado a escrita de maiores volumes de código, houve uma queda do desempenho na entrega de software. É claro que isso não se deve a um motivo só, mas fato é que, ao mesmo tempo que a IA permite codificar mais e mais rápido, as coisas ficam menos sob nosso controle. O futuro possivelmente exigirá uma abordagem nova e intencional à qualidade do código, e este artigo discute caminhos e práticas para isso. (em Inglês)

A startup chinesa DeepSeek, conhecida por desafiar os principais fornecedores de IA, lançou nos últimos dias de dezembro o Deepseek V3, um modelo ultragrande de código aberto. O modelo, já disponível via Hugging Face, já está no topo das paradas segundo benchmarks divulgados pela empresa, superando modelos de código aberto como o Llama 3.1-405B da Meta, e se aproximando do desempenho dos modelos fechados da Anthropic e OpenAI. Vale conferir. (em Inglês)

Há muito tempo que se discute sobre as possibilidades da chamada AGI (Artificial General Intelligence, em inglês, inteligência artificial geral), um modelo de IA capaz de superar os humanos na maioria das tarefas e que, por isso, poderia arruinar vários setores da economia. Muita gente acha que é delírio, mas documentos vazados mostram que a Microsoft e a OpenAI tem definições e discussões concretas sobre o tema. Confira os detalhes dessa história. (em Inglês)

O Apache Airflow é hoje uma das ferramentas mais populares para lidar com fluxos de trabalho em engenharia de dados, e o lançamento da versão 3.0, marcado pra março (as versões alpha e beta devem sair nos próximos dias), atrai altas expectativas. Esse artigo dá detalhes de como a nova versão deve permitir um agendamento que seja realmente orientado a eventos, superando uma série de limitações da versão atual. (em Inglês)

Quando um ano termina, sempre vêm as listas de maiores destaques - vale pra livros, discos e filmes, mas também pra artigos científicos. Aqui, o engenheiro de dados indiano Prashant Kalepu apresenta os artigos sobre IA que mais chamaram sua atenção em 2024, e mais que isso, os principais insights, ideias e estruturas que você pode implementar a partir deles. (em Inglês)

DICA DE LIVRO

O desenvolvimento de software em nuvem está super em voga, mas às vezes faltam manuais práticos sobre como fazer as coisas de forma eficiente. Pensando nisso, o Data Hacker André Sionek, que atua como Principal Software Engineer na estadunidense Catena Clearing, escreveu essa obra em que aborda a construção de uma plataforma de software moderna em Python usando o AWS Cloud Development Kit (CDK). Ele apresenta implementações de serviços e componentes que realizou pessoalmente, e que podem servir como base para construir uma plataforma de software sólida e moderna. O livro é 100% gratuito! (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

Híbrido - Campinas-SP

Remoto

MEME DA SEMANA

Nunca se esqueça do mais importante, a qualidade dos dados!

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

A questão do aborto é sempre polêmica, e a recente decisão da suprema corte dos EUA, que anulou o aborto como direito constitucional e deixou que cada estado do país decida, é prova disso. Mas como seria um mapa planetário que mostrasse como a situação é tratada em cada nação? A CNN Brasil fez esse levantamento, o que levou a esse Dataviz que classifica os países em 5 cenários possíveis (o aborto vai de “a pedido” a “totalmente proibido”). O artigo ainda traz detalhes sobre limites gestacionais e diferentes contextos jurídicos. (em Português)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

Quer fazer uma parceria com a comunidade Data Hackers?

Amplie a visibilidade da sua marca e produto entre as principais lideranças em dados, garantindo que suas iniciativas atinjam diretamente as maiores referências em dados e inteligência artificial do Brasil.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opinião sincera...

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Logo