Pergunte isso antes de aceitar emprego em uma startup

E mais: ’Padre’ de IA é ‘excomungado’ após autorizar batismo com Gatorade; Quais as coisas que os LLMs jamais poderão fazer?

Fala, Data Hackers!

E aí, passado o dia das mães, bora começar a semana nos ligando no que tem rolado no mundo dos dados? Essa semana trazemos uma série de perguntas que podem ser feitas ao aceitar emprego em uma startup e que podem te ajudar a entender se vale a pena investir tempo e esforço naquele lugar. Temos ainda a improvável história de um ‘padre’ feito com IA que acabou ‘excomungado’ depois de autorizar batizar uma criança com Gatorade, e um artigo sobre os limites dos LLMs e a existência de coisas que eles sejam de fato incapazes de fazer.

Confira outros destaques dessa edição:

Pessoal, uma pausa na newsletter para um assunto importante. O Rio Grande do Sul está passando por uma grande tragédia nos últimos dias por conta das chuvas, e as famílias atingidas precisam de nossa ajuda. Nós do Data Hackers gostaríamos pedir a sua solidariedade, contribuindo com alguma organização que esteja no fronte, ajudando as pessoas atingidas por essa calamidade.

A organização recomendada pela comunidade Data Hackers é a CUFA (Central Unica das Favelas), que está recebendo doações para o S.O.S Chuvas Rio Grande do Sul através do PIX [email protected]. Mas você pode contribuir com qualquer organização que esteja atuando na mobilização para auxiliar as famílias atingidas.

Conheça mais sobre o trabalho da CUFA nesse link: https://cufa.org.br/

Ao entra em uma startup como um dos primeiros funcionários, você é essencialmente um investidor. Mas diferentemente de um investidor financeiro, não dá pra investir em várias startups ao mesmo tempo, e por isso você precisa de garantias que seu investimento de tempo e esforço têm chance de dar um retorno positivo. Este artigo traz uma série de perguntas que vão de cultura de dados a questões de produtos e podem ajudar a entender melhor onde você está se metendo. (em Inglês)

O "Padre Justin" é uma ferramenta baseada em IA criada pela instituição Catholic Answers para responder perguntas sobre o catolicismo de forma fiel e educativa.

Pouco após seu lançamento, porém, ele começou a se comportar como um padre de verdade e chegou a afirmar que, no caso de uma emergência, seria possível usar Gatorade para batizar uma criança, o que levou seus criadores a tirá-lo do ar. (em Português)

Muitas vezes nos últimos anos falou-se em problemas que LLMs não conseguiriam resolver, e todas as vezes eles acabaram superando essas questões com todos os méritos. Ainda assim, eles se mostram incapazes de responder questões que parecem simples, e o motivo não fica muito claro.

Este artigo traz uma análise do que leva os LLMs a falhas, e analisa se há questões que eles jamais conseguirão resolver. As falhas das IAs, afinal, podem nos ensinar mais que seus sucessos. (em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

OpenAI está condenada? Até tu, Microsoft?
As grandes corporações estão lutando para criar os maiores e mais poderosos modelos de IA. Apesar da OpenAI ter ditado tendência ao lançar o ChatGPT, é sabido que muitas outras empresas podem alcançá-la e até ultrapassando nos próximos meses, e isso inclui até a Microsoft, que investe fortemente na empresa de Sam Altman. Esse post do Semianalysis traz um panorama sobre as ameaças ao futuro e à vantagem competitiva da OpenAI num futuro breve. (em Inglês)

Rabbit R1, o "celular do coelho", é só um app Android
O flop dos AI devices continua crescendo e atingindo novos patamares. Agora foi a vez do Rabbit R1, dispositivo pequeno que propunha ser um assistente para as pessoas em diversas tarefas e que chamou a atenção no CES 2024, decepcionar. Um usuário do twitter descobriu que o "Sistema Operacional" do dispositivo que se apresentava como tão inovador é apenas... Android. (em Inglês)

Microsoft veta o uso de sua IA pela polícia dos EUA para reconhecimento facial
A Microsoft vetou que os departamentos de polícia dos EUA usem sua IA generativa através do Azure OpenAI Service para fazer reconhecimento facial. O veto foi anunciado uma semana depois que a Axon, empresa da indústria bélica, anunciou um novo produto que usa o GPT-4 da OpenAI para resumir o áudio de câmeras corporais, o que gerou uma série de críticas. (em Inglês)

OpenAI e Stack Overflow fazem parceria para trazer mais conteúdo técnico ao ChatGPT
A OpenAI e a Stack Overflow anunciaram uma parceria com potencial de causar um grande impacto: num clássico modelo ganha-ganha, o o ChatGPT vai passar a indicar conteúdo da Stack Overflow no caso de perguntas mais técnicas e sobre códigos. Na contrapartida, a OpenAI terá acesso à API do Stack Overflow e receberá feedback da comunidade de desenvolvedores para melhorar o desempenho de seus modelos de IA. (em Inglês)

DICA DE CURSO

Recentemente tive a alegria de participar da gravação do podcast “Tem tempo para pergunta?”, do The Developer’s Conference (TDC). Foi um papo bem legal, onde falamos sobre a cultura de dados da Hotmart e o papel dos dados em todo o processo e construção de uma novo paradigma tecnológico baseado em Inteligência Artificial (não apenas generativa, mas todas as possibilidades de IA e Machine Learning). Confira tudo nesse vídeo! (em Português)

VAGAS DA SEMANA

Rio de Janeiro-RJ - Híbrido

  • Superior em Estatística, Engenharia ou áreas correlatas;

  • Experiência com formação e gestão de líderes de dados;

  • Experiência com gestão de projetos com múltiplos stakeholders, transformar problemas ambíguos em soluções práticas e eficientes;

  • Domínio de fundamentos de análise e ciência de dados: experimentação, machine learning, estatística, dataviz & storytelling e product analytics.

Belo Horizonte-MG - Híbrido

  • Conhecimento em tecnologias de Big Data;

  • Conhecimento em AWS;

  • Conhecimento em modelagem, estrutural e otimização de dados;

  • Processos de extração, transformação e carregamento de dados (ETL);

  • Domínio em algoritmo e lógica de programação;

  • Metodologia ágil;

  • Noções em gestão de projetos.

MEME DA SEMANA

IA no Excel nem sempre funciona…

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

A expectativa de vida ao nascer é um dos indicadores de saúde mais conhecidos. Mas você já fez uma comparação dessa expectativa ao longo dos anos, até como forma de avaliar a evolução da medicina? Nesse Dataviz, o pessoal do Visual Capitalist coloca lado a lado as expectativas de vida nos anos 50, 2000 e as projeções para o 2050 segundo a ONU em cada continente do mundo. Bem interessante, permitindo constatar tanto os avanços em saúde pública quanto as diferenças sociais ao redor do globo. (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

Rockset Index
16 de maio - Mountain View, Califórnia, EUA e Online

Data + AI Summit
10 a 13 de junho - San Francisco, Califórnia, EUA

HackTown 2024 (Data Hackers têm 15% de desconto!)
01 de agosto - Santa Rita do Sapucaí-MG

Big Data Brazil Experience 2024
16 de novembro - São Paulo-SP

AWS Innovate
On-demand - Online

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opinião sincera...

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Logo