Como deixar o seu dia a dia mais data-driven! 📒📊

Começando um Data Lake com AWS Athena, S3 e Apache Parquet

Fala, Data Hackers! Todo mundo fica falando em organizações data-driven, em instituições orientadas a dados, mas você? O quanto sua vida é orientada a dados?! Num post muito bacana, o Data Hacker José Ferraz Neto fala como mudou seus hábitos para "loggar" o seu dia a dia e, assim, sendo mais produtivo e eficiente em seus estudos sobre Data Science, mesmo com o desafio de ter sido pai recentemente!Pra você que fica reclamando que não tem tempo pra dar o shift na carreira ou que tá se sentindo estagnado, a hora é agora!E mais: o dia a dia de uma Cientista de Dados do Instagram, cursos gratis da ferramenta mais promissora de Big Data e uma introdução a álgebra linear pra você dominar melhor técnicas de ML. Bora!?

Quer ter visibilidade no mercado e atingir mais de 3000 profissionais e entusiastas da área de dados? Contribua pra nossa comunidade! Nosso co-fundador Paulo Vasconcellos escreveu guia explicando como escrever pro nosso blog.Clique aqui para saber mais.Ajude-nos a espalhar conhecimento! Contribua para o crescimento de nossa comunidade!  

O destaque da semana vai pro post do Data Hacker José Ferraz Neto, cientista de dados na ANP - Agência Nacional do Petróleo. Neto explica pra gente o que o

Lifelogging:

o costume de levantar dados sobre os próprios hábitos. Muito comum em dietas e atividades físicas, mas esquecido para o trabalho e estudos, a postura

data-driven raiz

pode levar você a atingir seus objetivos muito mais rapidamente. No mesmo post, Neto conta sua experiência e como você pode começar a fazer a mesma coisa hoje mesmo!

Eu já vou começar agora, pra bater aquela meta minha de certificados na área de Engenharia de Dados! hehe (em Português)

Em mais um post espetacular, nosso co-fundador Paulo Vasconcellos, tocou num ponto muito importante: ter um monte de dashboards bonitos

não te faz mais data-driven

! Pelo contrário: pode deixar a necessidade de análise e interpretação de lado. Paulo finaliza dando dicas para fazer um trabalho melhor no caminho de democratização dos dados na empresa. (em Português)

 

A Springboard entrevistou Mansha Mahtani, Cientista de Dados no Instagram, e perguntou tudo sobre o seu dia a dia, como ela entrou na área e como é ser uma mulher nesta área.

Mansha também fala do trampo enfadonho de limpeza de dados, que assombra todos cientista de dados, sobre como é o processo de seleção de um Data Scientist. (em Inglês)

O Data Hacker Arthur Vaz, em mais uma contribuição para nosso blog, trouxe um guia básico sobre Álgebra Linear para Cientista de Dados. Das operações básicas em matrizes até exemplos de como fazê-las em Python e R, é um texto essencial pra todo mundo que quer entender melhor como funcionam a base de grande parte dos métodos de aprendizado de máquina. (em Português)

Estruturação de Data Lakes é um dos assuntos mais quentes do momento. Neste post do Open Bridge, você pode entender quais ferramentas a AWS disponibiliza para você começar a construção do seu Data Lake e quais os cuidados que você já deve começar a tomar de início na sua arquitetura. (em Inglês)

Lançamento da Dremio UniversityQuem acompanha o Data Hackers sabe o quanto falamos bem do Dremio, ferramenta de barramento de dados incrível. A plataforma, que é um projeto dos principais contribuidores do Apache Arrow e Apache Drill, resolve o problema de se ter diversas fontes de dados diferentes de maneira simples, eficiente e intuitiva. Eles lançaram essa semana sua universidade, com cursos do básico ao avançado. Não perca tempo e aprenda essa ferramenta que tem um futuro promissor em todas arquiteturas de dados. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • Python, R ou Octave

  • SQL

  • Bom domínio de exatas (matemática e estatística);

  • MySQL

  • Bancos relacionais

  • Superior em exatas

  • 4 anos de xp em análise de dados

  • Excel

  • Estatística

  • SQL

Visualizando o gasto de cada deputado para ser eleito.O Jornal Nexo, já nosso conhecido por seu belo trabalho com visualizações de dados, trouxe uma análise de quanto cada deputado eleito gastou para ser eleito. Separando por gênero, partidos e unidades da federação, dá pra ver como os deputados investiram para chegar ao congresso nacional no ano de 2019. Veja! (em Português)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

19 de Fevereiro de 2019

São Paulo/SP - Gratuito

14 de Fevereiro de 2019

Belo Horizonte/MG - Gratuito - Nosso co-fundador Gabriel Lages estará lá!​

15 e 16 de Março de 2019

Curitba/PR - R$ 899 em até 12x (Desconto à vista e para grupos de amigos, entre em contato! :D)