É possível "fugir" do reconhecimento facial?

O que vai acontecer quando Deepfakes forem mais baratas de se fazer?

Fala, Data Hacker. Seja bem-vindo a sua newsletter favorita! Nessa edição nós iremos destacar uma discussão levantada pelo The Verge sobre o uso de reconhecimento facial pela ClearView: uma polêmica empresa que diz ter mais de três bilhões de fotos coletadas de redes sociais como Facebook e Instagram. Como se não fosse o suficiente, essa empresa tem como clientes o FBI, agências regulatórias e Interpol. Será que, dado as legislações de proteção a dados e privacidade que estão emergindo, é possível ter seus dados removidos dessas bases?E mais na edição de hoje: como formatar SQL, Deepfakes baratas e MLOps.

Nessa matéria do The Verge, saiba mais sobre o uso de reconhecimento facial pela Clearview e entenda de especialistas os problemas de ter uma base tão massiva de dados de pessoas que não pediram (ou permitiram) estar lá. (em Inglês)

Algumas deepfakes são

e outras são tão incríveis que

. Mas, elas também podem ser uma grande ferramenta de desinformação. Hoje, fazer deepfake não é barato ou trivial, mas, e quando for? Leia mais sobre isso

. (em Inglês)

 

Mais antiga que a briga entre Python e R é a briga sobre a melhor formatação de SQL (você usa maiúsculas para palavras reservadas, certo?). Nesse post, Benn Stancil dá sua contribuição a discussão sobre o assunto, de uma forma esquisitamente divertida. (Em Inglês)

O Data Hacker

fez um trabalho muito legal nesse post, ensinando você a trabalhar por todo o ciclo de vida de um projeto de Machine Learning usando MLflow, uma das ferramentas mais populares de ML. Você aprenderá desde sobre o que é a ferramenta, até sua instalação e uso. (em Português)

Está começando a aplicar monitoramento aos seus modelos de Machine Learning? Então é bom ficar de olho nesse

checklist

pra não deixar nada de fora (não vamos querer que coisas quebrem no fim de semana, não é mesmo?). (em Inglês)

Um novo algoritmo do Facebook é capaz de criar cópias muito legais do texto de uma imagem. Por exemplo, você poderia pegar as letras de uma placa de trânsito e copiar a fonte dela para criar textos no mesmo estilo. O mais legal desse algoritmo é que ele precisa de apenas uma imagem de referência para copiar os estilos. Confira mais no link acima. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • Ensino superior completo

  • Python

  • +4 anos de experiência na área

  • Inglês avançado

  • Python ou Java

  • SQL

  • Conhecimento em Big Data, Data Warehousing e BI

  • Exp. com ETL

  • Exp. com Cloud Computing

O canal Two Minutes Papers trouxe essa semana um paper muito interessante de um algoritmo que é capaz de não só repetir e aumentar a escala de uma textura/padrão, mas que também mostrou interessantes resultados ao "regenerar" uma imagem com partes faltantes. Confira o vídeo. (em Inglês)

- "Eu sou um PNG. Você pode me baixar."- "E você é transparente, certo?- "..."- "... transparente, certo?"Pra todos que já foram trollados pelo Google ao baixar uma imagem "PNG transparente". Meme feito por Zach Silberberg

1 milhão de passes de bola no futebol, visualizadoConfira essa animação incrível de mais de 1 milhão de passes de bola de 890 partidas de futebol. A animação foi feita usando three.js e com dados da StatsBomb. Clique aqui pra você mesmo brincar com essa visualização (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS [100% ONLINE]

08 a 29 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

08 a 16 de Julho - Evento Gratuito e 100% Online

(Participação do Pietro Oliveira nosso community manager)

29 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

08 a 16 de Julho - Evento Gratuito e 100% Online

17 a 19 de Agosto de 2021 -  Evento Pago e 100% Online