Robôs não vão roubar seu emprego, vão ser seus chefes

Qual a diferença entre um Cientista de Dados Junior, Pleno e Senior?

Fala, Data Hackers! Seja muito bem-vindo a mais uma newsletter! Hoje nós trouxemos uma news bem focada em carreira. Quer saber como é a evolução de Ciência de Dados Júnior, pra Pleno e pra Sênior? Como é o balanço entre homens e mulheres no mercado de IA? Como os robôs estão tomando as vagas de Gerência? Pera... Oi?!?É isso mesmo! haha Trouxemos como destaque um artigo muito bacana do The Verge falando como algoritmos de IA podem gerenciar - e muito bem - nosso trabalho no futuro.E mais: Como trabalhar remoto com seu time de Data Science, o impacto do Covid-19 nos algoritmos de ML e uma simulação muito massa de como pandemias evoluem. Bora?!

Quando há uma discussão sobre o futuro da Inteligência Artificial, nós sempre imaginamos um mundo onde os robôs substituem humanos em tarefas mecânicas (aliás, esse é o significado da palavra robô), ou então se rebelam contra a humanidade ao melhor estilo Exterminador do Futuro. Mas, já parou para pensar que eles podem ser nossos chefes no futuro? O The Verge trouxe um artigo mostrando como essa realidade já está próxima. Em setores como Call Centers e armazéns, robôs estão gerenciando humanos para otimizar eficiência. O artigo, contudo, mostra que nem tudo é flores nesse cenário. (em Inglês)

Em uma conversa no

, surgiu uma dúvida sobre qual a diferença de um Cientista de Dados que está começando na carreira, para um que já está em um nível mais avançado. O Data Hacker Adamastor fez um compilado de algumas dessa pergunta complexa, porém muito interessante. (em Português)

 

O SyncedReview levanta uma discussão sobre a falta de diversidade na área de TI e, consequentemente, em AI. O artigo mostra dados preocupantes, como uma queda de 37% de mulheres seguindo uma carreira em TI desde o seu pico em 1984. Ao fim do artigo temos opiniões de mulheres em AI sobre como podemos melhorar esse cenário, seja levantando discussões sobre os maiores desafios que as mulheres enfrentam em AI, até políticas de diversidade para evitarmos discriminação e viéses em modelos de Machine Learning. (em Inglês)

Durante esse período de pandemia, muitas empresas estão alocando seus times remotamente, e muitas pessoas estão lidando com o desafio de gerenciar times de Ciência de Dados remotamente. Nesse artigo da

, eles dão dicas de como lidar com esse desafio. As dicas vão desde como estimular a comunicação nos times (em Inglês)

Já parou pra pensar como vai ser o mundo de Data Science após esse período de quarentena? Já pensou como modelos de Machine Learning vão ser impactos por esse cenário inédito de crise na indústria de tecnologia? O pessoal da

trouxe esse post, refletindo como sistemas e tomadas de decisões serão influenciadas por esse momento. (em Português)

O mercado de Data Science e Machine Learning está evoluindo, e as empresas e sociedade estão percebendo isso. Não é a toa que temos hoje  legislações para garantir transparência e prestação de contas em sistemas de ML que tomam decisões. O Data Hacker

 alerta para a necessidade que empresas, Cientistas de Dados, Engenheiros, e cargos de liderança precisam ter para se adequarem a essa realidade, a medida que Machine Learning se torna parte do

Core Business

e geram mais impacto na vida das pessoas

.

(em Português)

VAGAS DA SEMANA

  • Estatística e ML

  • Python ou R

  • Formação em Exatas ou Engenharia

  • Inglês Intermediário

  • Programação e/ou Bancos de Dados

  • Graduação em andamento

  • Metodologias Ágeis é diferencial

  • Inglês Avançado

Simulando uma epidemiaO 3Blue1Brown, um dos canais mais legais sobre matemática do YouTube e que você já viu por aqui, lançou essa semana um video MUITO BACANA com simulações de como uma pandemia pode se comportar em várias situações. O canal faz vários "toy models" mostrando cenários mimificando ações, como distanciamento social, isolamento em quarentena e medidas de higiene. Video muito informativo e útil para se entender como e porque é importante seguir as recomendações dos epidemiologistas. (em Inglês)

Qual a chance de encontrarmos vida alienígena inteligente?Mais uma obra de arte do site Information is Beautiful, agora pra dar uma viajada: qual a probabilidade de encontrarmos vida inteligente no universo e na galáxia? Esse widget usa a Equação de Drake para te responder quantas civilizações estão se comunicando por aí no espaço! Legal demais! (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

07 de Abril - 18:00

Online - Gratuito

31 de Março - 19:00

Online -

- Grátis