Uma lista com as 20 melhores ferramentas de IA da atualidade

E mais: Cientista de Dados x Analista de Dados: Quais as diferenças e o que cada um faz no dia a dia?; Quality Prompts: Uma biblioteca em Python que vai te ajudar a otimizar seus prompts

Fala aí galera! Antes que julho acabe, bora saber o que tem rolado no mundo dos dados?

Essa é a newsletter do Data Hackers, a melhor forma de iniciar a semana por dentro das principais novidades do mundo dos dados e AI.

Aproveitando, esses são alguns dos destaques de hoje:

P.S.: Ainda não é assinante da newsletter? Clique aqui para se inscrever gratuitamente

Podcast da Semana

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. E quando você se torna um profissional acima do nível sênior, essa verdade é ainda mais forte.

Mas, o quão importante a autonomia é para um profissional Staff+? Quais são os cuidados que precisamos ter para não abusar ou trazer mais malefícios para a organização ao tomar decisões erradas?

É sobre isso que vamos conversar no papo de hoje, no episódio número 10 do Staff+ Podcast, com Paulo Vasconcellos, Flávio Clésio e Marlesson Santana.

Este artigo traz uma lista com as 20 melhores ferramentas atuais de IA generativa segundo o time da Zapier: são modelos para geração de imagens, criação intuitiva de sites, gerenciamento de emails, produção de áudios… Uma verdadeira mão na roda para a criação de conteúdo, design e solução de problemas de forma geral, essa seleção levou em conta somente ferramentas já validadas e usadas por muita gente, ou seja, comprovadamente úteis! (em Inglês)

Neste artigo vamos responder, de forma bem direta ao ponto, uma das dúvidas que mais vemos pessoas terem na área de dados, principalmente quando se está começando: qual é, em termos práticos, a diferença entre o trabalho de um cientista de dados e de um analista de dados?

Além de dar exemplos sobre o dia a dia de cada profissional, vamos falar de responsabilidades, habilidades necessárias em cada profissão e o atual momento do mercado brasileiro para essas carreiras. (em Português)

Esta biblioteca, chamada de “Quality Prompts”, permite a implementação de 58 técnicas para criação de prompts que foram explicadas em uma pesquisa conduzida pela Universidade de Maryland e que teve a colaboração de pesquisadores de Learn Prompting, OpenAI e Microsoft, entre outras.

Vale testar e contar com a facilidade dessas técnicas para, usando Python, criar prompts cada vez melhores e com maior grau de precisão. (em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

Após meses de expectativa, a Meta lançou na semana passada o Llama 3.1, seu LLM mais avançado, com código aberto e 405 bilhões de parâmetros. O Llama 3.1 é uma evolução do Llama 3, lançado em abril e cujas versões até agora tinham no máximo 70 bilhões de parâmetros. O novo modelo já foi lançado com funcionamento em vários idiomas: responde a prompts em inglês, português, espanhol, italiano, alemão, francês, hindi e tailandês, e sua janela de contexto foi expandida para 128 mil tokens, o que permite aos usuários entrar com textos equivalentes a um romance de quase 400 páginas. (em Inglês)

Em Machine Learning, a criação de modelos preditivos precisos e robustos é um dos principais objetivos a serem alcançados. Uma das técnicas mais eficazes para isso é o uso de modelos ensemble: métodos que combinam as previsões de vários modelos base para melhorar a precisão e assim fazer previsões mais refinadas. Leia este artigo e entenda em detalhes como funcionam as técnicas mais populares para construir modelos ensemble (Bagging, Boosting e Stacking). (em Português)

Conheça o TimeGPT, um modelo de IA generativa voltado para séries temporais: usando apenas algumas linhas de código, permite prever com precisão vários domínios, como varejo, eletricidade, finanças e IoT. De interface amigável e low-code, pode ser usado por APIs públicas ou através da própria infraestrutura do usuário, que pode fazer upload de seus dados de série temporal e gerar previsões ou detectar anomalias com apenas uma linha de código. (em Inglês)

Apesar de toda a popularidade do ChatGPT, as capacidades do GPT vão muito além do assistente virtual: essa tecnologia tem uma ampla gama de aplicações e pode ser integrada a seus projetos de maneira programática através de uma API, permitindo por exemplo traduzir idiomas, resumir textos e analisar sentimentos. Este artigo traz um tutorial passo a passo para, usando a API da OpenAI, integrar o GPT a seus projetos em Python. (em Português)

Na semana passada foram divulgados os resultados da Stack Overflow’s 2024 Developer Survey, pesquisa anual feita pela famosa plataforma de desenvolvedores, e que dessa vez contou com as respostas de mais de 65 mil programadores de 185 países. A pesquisa apontou que o uso de IA tem crescido entre os programadores e que a maioria deles considera o aumento da produtividade como o maior benefício dessa tecnologia. Mas o destaque ficou por conta de outro dado: 70% dos profissionais não veem a IA como uma ameaça a seus empregos. (em Inglês)

DICA DE VIDEO

A IA generativa traz inúmeros recursos e facilidades, mas também uma questão complexa: será que, recorrendo sempre a ela, talvez deixemos de aprender e assimilar conceitos? Neste vídeo, a excelente cientista de dados Kizzy Terra explora a diferença entre ter uma visão de curto prazo, focada apenas em resolver problemas, e uma abordagem de longo prazo, focada em aprender de verdade, apontando ainda os principais indicadores de aprendizado, como como a capacidade de aplicar conhecimento e entender a lógica por trás das soluções. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

Remoto - Todo Brasil

Remoto - Todo Brasil

MEME DA SEMANA

Acesse nosso canal do slack para mais memes como esse!

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Nesse mês completaram-se 10 anos desde a maior derrota da história da seleção brasileira: os históricos 7 a 1 que tomamos da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014 (também bateu um sentimento de "tô ficando velho” por aí? 😂) . Mas desde então, como será que andam os desempenhos dessas duas seleções, em matéria de estatísticas? O pessoal do Nexo fez esse levantamento bem legal considerando aproveitamento geral, desempenho em Copas do Mundo e em outras competições e posição no ranking da Fifa. (em Português)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

  • Inscrições abertas até 31/07

  • 1 de agosto - Online

  • 1 de agosto - Santa Rita do Sapucaí-MG

  • 6 de agosto - Online

  • 15 de agosto - São Paulo-SP

  • 18 a 20 de setembro - São Paulo-SP

  • 16 a 21 de outubro (Submissão de Atividades até 10 de agosto) - Rio de Janeiro-RJ

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Quer fazer uma parceria com a comunidade Data Hackers?

Amplie a visibilidade da sua marca e produto entre as principais lideranças em dados, garantindo que suas iniciativas atinjam diretamente as maiores referências em dados e inteligência artificial do Brasil.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opinião sincera...

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Logo