• Data Hackers Newsletter
  • Posts
  • Facebook x O Congresso: Coletando dados do próprio Facebook para analisar essa polêmica situação

Facebook x O Congresso: Coletando dados do próprio Facebook para analisar essa polêmica situação

O Slack do Data Hackers está de volta! E já está um sucesso!

Fala, Data Hacker! Nessa news decidimos abordar alguns dos assuntos mais polêmicos da atualidade. Para quem não acompanhou as notícias (ou não vive no planeta terra), no meio da semana o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, passou por algumas longas horas de esclarecimentos ao Congresso Americano, sob acusação de utilizar os dados dos usuários do Facebook de forma indevida. Um ponto crítico desses esclarecimentos, envolveu a relação do Facebook com a Cambridge Analytica, uma empresa que utiliza mineração e análise de dados junto a comunicação estratégica para o processo eleitoral. Entre as principais acusações, estão o uso indevido da informação junto ao uso de fake news para manipular a opinião pública e os votos de diversas eleições como o Brexit e a eleição presidencial Americana.Diante disso resolvemos incluir conteúdos relacionados ao caso do Facebook e ao combate a Fake News, incluímos também um curso prático e gratuito de Big Data e a segunda parte do post que conta como é a experiência de trabalhar com Data Science no exterior.Então, vamos começar!?

Ultimamente o Facebook vem sendo questionado pela imprensa e pelas pessoas sobre a forma como vem lidando com os dados pessoais de seus usuários. Porém na última semana esses questionamentos tomaram outra proporção, uma vez que o Zuckerberg foi sabatinado durante mais de 5 horas pelo congresso Americano e tudo isso foi transmitido ao vivo para o mundo todo!

De frente a tudo isso, James Winstanley resolveu "pagar" o Facebook com a mesma moeda, utilizando os dados do próprio Facebook para entender todo esse cenário. Além disso ele deu uma verdadeira aula de como coletar e analisar dados utilizando as próprias API's do Facebook e Python. 

é Data Science no mais alto nível!

Você sempre quis entender um pouco mais sobre Big Data, mas nunca soube por onde começar? Sempre quis saber como funciona o Hadoop, Hbase e Spark? Que tal acompanhar um curso totalmente gratuito divulgado no Youtube?

O pessoal do DCC/UFMG resolveram unir forças para combater um dos temas mais polêmicos das últimas eleições as "Fake News". É um projeto bem complexo e possui 5 frentes diferentes:

  • Monitoramento da audiência dos Políticos no Facebook

  • Monitor de Anúncios no Facebook

  • Sistema que descobre se um post foi realizado por um Bot ou Humano

  • Monitoramento da audiência dos Sites de Notícias

  • Um comparador que mostra como diferentes veículos de notícia cobrem um mesmo assunto

Pessoal, para quem não acompanhou o email do meio da semana, o nosso

está de volta, conseguimos resolver os problemas de login e agora você pode se cadastrar normalmente!  Já tem muita gente acessando e as discussões estão bem legais, não fique de fora dessa! :)

A algumas semanas atrás o Data Hacker Luis Otávio Martins compartilhou com a gente um pouco da experiência que teve trabalhando com Data Science fora do Brasil. Agora ele divulgou

, onde conta mais detalhes dessa experiência incrível. 

Andrew NG é um dos nomes mais influentes do mundo quando o assunto é Machine Learning. Atualmente ele ocupa o cargo de VP & Chief Scientist da Baidu, além de ser cofundador do Coursera e professor adjunto da universidade de Stanford. Seu curso de machine learning já foi assistido por mais de 100,000 estudantes de todo o mundo. Agora Andrew NG está escrevendo um livro onde pretende ensinar como conduzir projetos complexos de Machine Learning. Os capítulos do livro estão sendo distribuídos gratuitamente para quem se inscrever através desse link.

VAGAS DA SEMANA

São Paulo/SP - SQL, Modelagem de Dados.

Campinas/SP - Algoritmos, Python, Python, R, Matlab, Bash scripting e SQL

Rio de Janeiro/RJ - Inglês avançado, 4 anos de experiência com Data Science. 

Joinville/SC - SQL, R ou Python, ETL's, Machine Learning. 

Analisando o vocabulário dos Rappers Americanos (Em inglês)Provavelmente você nunca parou para imaginar, o quão complexo é o vocabulário utilizado nas letras de Rap Americanos, mas para ir mais a fundo nesse tema, os malucos do The Pudding resolveram fazer uma análise complexa envolvendo 35 mil palavras das letras de músicas dos principais Rappers Americanos. Depois disso fizeram diversas análises totalmente interativas. O resultado ficou sensacional e você pode acompanhar nesse link

PRÓXIMOS EVENTOS

19/04/2018 - 19h

Belo horizonte/MG - iOasys - Gratuito

18/04/2018 - 08:00h as 19:00h

Florianópolis/SC - R$ 265,00

*PS: O Allan Sene estará representando o Datahackers e marcando presença no TDC Florianópolis 2018, com a palestra: ElasticSearch em Produção: Como vencer o grande vilão Big Data.